segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Lidl vai reforçar exportação de produtos portugueses para a Europa

Retalho
Dírcia Lopes
12/02/12 15:35
O Lidl tem mais de 200 lojas em Portugal que, em 2010, facturaram
1,119 milhões de euros, segundo a associação do sector.
A cadeia já trabalha com 300 fornecedores nacionais, responsáveis por
metade da facturação.
Os produtos portugueses, sobretudo alimentares, já representam metade
da facturação do Lidl em Portugal. No entanto, a cadeia alemã de 'hard
discount' quer aumentar a relação com os produtores nacionais e
aposta, para este ano, no reforço das exportações de bens portugueses
para os mercados europeus onde está presente.

O Lidl "não está ainda satisfeito com os valores e quantidade de
produtos nacionais exportados", garante a directora de comunicação,
Madalena Bettencourt e Silveira, ao Diário Económico. A cadeia alemã
está, por isso, a desenvolver, em conjunto com os fornecedores,
diversas medidas que possibilitem o aumento da quantidade de produtos
a exportar para o Lidl na Europa.
"Este é um processo que exige a instalação de capacidade adicional nos
fornecedores, que não é possível conseguir-se de forma imediata. Estes
são, por isso, projectos a médio prazo que contam com todo o nosso
apoio", realça a mesma responsável.
O Lidl exporta, sobretudo, pêra rocha, castanha, feijões, kiwi,
cerveja, sumos, entre outros bens de produção nacional, para a
Irlanda, Reino Unido, Alemanha e Espanha.
Madalena Bettencourt e Silveira revela que o grupo trabalha com "mais
de 300 fornecedores nacionais, que fornecem cerca de metade das
referências e representam mais de metade da facturação". A venda de
produtos portugueses abrange todos os géneros alimentares, sendo que
"toda a carne de novilho, porco, frango e peru das marcas Jaruco,
Rústico e Várzea que o Lidl vende é 100% nacional", salienta a mesma
responsável.
A cadeia alemã entrou no mercado nacional em 1995 e, desde então,
investiu mais de mil milhões de euros. "O investimento em Portugal no
valor de mais de mil milhões de euros destinou-se às lojas e centros
logísticos", explica Madalena Bettencourt e Silveira, para quem"embora
o Lidl tenha origem alemã, é uma empresa portuguesa". "Uma das nossas
prioridades continua a ser contribuir para o desenvolvimento
sustentado e saudável do País", assegura a mesma responsável.
A cadeia de retalho tem mais de 200 lojas no País, mas Madalena
Bettencourt e Silveira garante que o grupo tem espaço para crescer em
Portugal. Esse crescimento será, sobretudo, com o aumento da rede de
lojas, embora o plano de expansão do grupo no mercado nacional preveja
também a modernização da rede de lojas.
A retalhista tem quatro centros logísticos no País: Famalicão, Torres
Novas, Sintra e Palmela. No entanto, revela a directora de maketing,
já tem "um contrato assinado para construir um novo centro logístico
no concelho de Águeda".
Numa altura em que os produtos de marca da distribuição representam
37% das vendas, o Lidl assume-se como "o especialista da marca própria
em Portugal". "Podemos afirmar que a marca própria e os frescos são o
'core-business' do Lidl em Portugal", defende Madalena Bettencourt e
Silveira.
http://mobile.economico.pt/noticias/lidl-vai-reforcar-exportacao-de-produtos-portugueses-para-a-europa_137735.html

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