Dírcia Lopes
07/03/12 07:05
O consumo fora de casa é o mais penalizado. As empresas apostam na
exportação para minimizar efeitos da crise.
As produtoras nacionais de cerveja - Central de Cervejas (SCC),
Unicer, Empresa de Cervejas da Madeira e Font Salem - continuam
preocupadas com o impacto da crise e estimam nova queda de consumo
fora de casa. "Em 2011 já houve uma queda de 10% no consumo fora de
casa. Temo que, este ano, volte a cair de novo 10%", admitiu ontem
António Pires de Lima, presidente da Associação Portuguesa dos
Produtores de Cerveja (APCV) e também presidente da comissão executiva
da Unicer.
O responsável assumiu estar "preocupado com este canal de consumo
[horeca]", que considerou ser "fundamental para o futuro do sector".
"Nos últimos três a quatro anos, temos assistido a quebras de consumo
no canal horeca [hotéis, restaurantes e cafés]", avançou, à margem do
"Fórum Brinde à Cerveja", que reuniu ontem, em Lisboa, vários
responsáveis de empresas do sector.
Para travar a queda das vendas no mercado interno, as empresas têm
apostado no reforço das exportações. A média de exportação nacional
prevista para 2012 é de cerca de 35%, o que supera a média europeia de
19% registada no ano passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário