segunda-feira, 19 de março de 2012

McDonald's pede desculpa à China por falta de higiene

APÓS REPORTAGEM
por DN.PTHoje

Fotografia © Direitos Reservados
A cadeia alimentar americana McDonald's e o grupo de supermercados
francês Carrefour pediram desculpa à China após a televisão estatal
deste país ter passado uma reportagem sobre venda de produtos
estragados.
Na peça da televisão pública CCTV eram denunciadas irregularidades e a
manipulação de alimentos, bem como a venda de produtos que foram
recolhidos no chão, nomeadamente asas de frango em más condições.
Esta reportagem da televisão chinesa fazia parte da programação
destinada a assinalar o Dia do Consumidor que, nos últimos anos, se
dedica a divulgar práticas pouco ortodoxas de empresas que operam no
país. O trabalho mostrou aos telespetadores que um estabelecimento da
McDonald localizado num subúrbio rico de Pequim violou certas regras
de higiene.

Entre outras irregularidades, as câmeras da TV registaram a venda de
asas de frango em mau estado e a recolha de produtos do chão para os
vender ao consumidor. Esta denúncia causou grande preplexidade na
população de Pequim e levou ao encerramento do estabelecimento até as
investigações estarem concluídas.
Esta reportagem surtiu de imediato efeitos: "A partir de hoje, vamos
fiscalizar mais de 1400 restaurantes na China", disse o
vice-presidente da McDonald na China, Sophia Luan.
Também a Carrefour pediu desculpas à China após a o mesmo programa ter
divulgado a existência à venda de produtos cuja rotulagem apontava
datas incorretas bem como a venda de frango de qualidade média como se
fosse de alta qualidade.
O diretor de segurança alimentar e qualidade da Carrefour China,
Bodenes Xavier, pediu "perdão por todos os consumidores de tais
incidentes."
Ambas as empresas asseguram que vão colaborar com as autoridades
governamentais nas investigações para recuperar a reputação que tinham
até então.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2370686&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário