domingo, 27 de maio de 2012

Negócios e marcas que resistem à crise

Sucesso

Económico
27/05/12 20:30

Convocámos 12 empresas e três escolas de negócios para descobrir as
tácticas que, em tempo de crise, mantêm Portugal em jogo.

Sandra Correia agarrou na velha cortiça e transformou-a num acessório
de moda. Um grupo de amigos mudou de vida e tornou os vulgares
hambúrgueres num prato 'gourmet'. Três jovens licenciados entraram na
Internet e criaram o Google da música. Estes casos representam três
negócios distintos, mas têm pelo menos três pontos em comum: são
portugueses, apostaram na inovação e chegam hoje a vários os pontos do
mundo.


Pelcor, H3 e Musikki e são apenas alguns dos muitos projectos que
nasceram em Portugal e que continuam a contrariar o clima depressivo
do país. Captam investimento, geram emprego, entram em novos mercados,
apostam na inovação e no 'made in' Portugal como critérios
competitivos. É por isso que se mantêm em jogo, apesar da crise e das
estatísticas sombrias, do fraco investimento e das dificuldades de
acesso ao capital.

Mas ainda há boas notícias: os dados mais recentes da Coface confirmam
que se criaram perto de dez mil novas empresas em Portugal nos
primeiros três meses do ano - só entre Fevereiro e Março, houve mesmo
um aumento de 5,2%. A este sinal positivo juntam-se outros indicadores
macroeconómicos que atestam da boa performance nacional nas
exportações e em sectores estratégicos como tecnologia, energia ou
indústria têxtil.
É neste cenário que empresas como Bial, Frulact ou Petratex continuam
a apontar baterias para novos mercados e a crescer. Ou que a formação
de executivos em Portugal reforça o seu lugar entre as melhores
escolas de negócios do mundo.

Nesta selecção nacional de empresas e projectos bem sucedidos, como se
poderá descobrir nas páginas seguintes, não faltam casos que mereçam
ser convocados para dar o exemplo do que de melhor se faz em Portugal.

http://economico.sapo.pt/noticias/negocios-e-marcas-que-resistem-a-crise_145411.html

Sem comentários:

Enviar um comentário