Presidente do IVDP faz balanço de seis meses de gestão
"Os portugueses precisam de conhecer melhor o Vinho do Porto". A
declaração é do presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto
(IVDP), em entrevista a Luís Costa. À revista da especialidade, Wine -
Essência do Vinho, na edição que agora chega às bancas, Manuel de
Novaes Cabral faz um balanço de mais de 200 dias de gestão do
instituto público que é embaixador dos Vinhos do Douro do Porto em
Portugal e no mundo. A execução de um Plano de Promoção e
Internacionalização, que pela primeira vez é pensado a três anos e
cuja concretização está a ser gerida em face de resultados, é um dos
pilares essenciais em que assenta a estratégia: se a aposta clara no
mercado francês é notória, maior realce tem a missão que decidiu que o
IVDP teria que assumir - a de procurar ensinar aos portugueses a
ultrapassarem a difícil relação que têm com o Vinho do Porto.
Se desde 2000 os gráficos mostram que há quebras sucessivas nas
exportações do Vinho do Porto e os métodos de chegar aos mercados se
mantêm inalterados, "então é preciso olhar para as coisas de outra
maneira", diz Manuel Cabral à Wine. Numa conversa objetiva, o
presidente do IVDP fala na importância da formação do mercado francês
que, por representar 30 por cento das exportações não pode ser
descurado mas que mais do que crescer em quantidade, interessa que
cresça em valor médio do produto. E para isso também há que ensinar os
franceses a beber vinho do Porto em vários momentos e não só como
habitualmente o fazem, "como aperitivo".
E é na formação que põe a tónica quando se refere ao mercado nacional
e à iniciativa inédita que o IVDP se encontra a concretizar, pela
primeira vez, nos restaurantes e bares de gama média do Grande Porto e
do Douro. "Eu não gosto de dizer isto, mas a verdade é que os
portugueses têm uma relação difícil com o Vinho do Porto. Todos
achamos que os estrangeiros têm obrigação de conhecer e de comprar
Vinho do Porto, mas parece que nós estamos isentos dessa obrigação"
diz a Luís Costa. Praticamente a meio da campanha, já receberam
formação ministrada pelos técnicos do IVDP, 52 restaurantes, tendo-se
atingido 107 profissionais. "Temos que chegar aos restaurantes onde
vai a generalidade das pessoas no seu dia a dia, os portugueses e os
turistas" acrescenta "porque uma boa experiência de consumo que depois
é transmitida no passa a palavra é a melhor forma de promover o Vinho
do Porto", remata.
fonte: mediana
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