sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ASAE apreende 12.410 embalagens de lasanha com carne de cavalo


Produto da marca «Euroshopper»

Por: Redacção / CM    |   2013-02-21 17:39


A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aprendeu mais de 12.000 embalagens de lasanha, com vestígios de carne de cavalo, mas não confirma que esse produto seja um risco para a saúde dos consumidores.

Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a ASAE dá conta de ter identificado e apreendido 12.410 embalagens de «lasanha de bovino, contendo carne de cavalo», rotulado com a marca «EUROSHOPPER», numa cadeia de distribuição de retalho.

De acordo com a entidade fiscalizadora, esta ação vem no seguimento de uma notificação do sistema comunitário de alerta rápido para alimentação, «que refere a suspeita de riscos para a saúde pública de uma lasanha de bovino, contendo carne de cavalo, produzida no Luxemburgo, com matéria-prima proveniente da Roménia e distribuída em diversos mercados europeus».

«Neste momento, e apesar do alerta emitido no espaço comunitário, não é ainda possível confirmar a existência de risco do consumo desse produto para a saúde dos consumidores», afirma a ASAE.

Por outro lado, o organismo dá conta de ter apreendido 40.691 quilogramas de preparados de carne e produtos à base de carne, numa indústria de transformação, assim como mais 5.666 embalagens de preparados de carne e produtos à base de carne, em estabelecimento de retalho.

«No contexto destas operações, e de um total de 50 análises realizadas, a ASAE instaurou, ainda, três processos-crime, por fraude económica, e contraordenações por irregularidades de rotulagem, cujas investigações se encontram em curso», lê-se no comunicado.

http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/asae-carne-de-cavalo-asae-carne-de-cavalo-euroshopper-romenia-tvi24/1422335-4071.html

Sem comentários:

Enviar um comentário