terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cortiça portuguesa é destaque em exposição de design no Brasil


Por Agência Lusa, publicado em 19 Fev 2013 - 13:16 | Actualizado há 3 horas 34 minutos
Share on printImprimir  Share on emailEnviar

A cortiça portuguesa mereceu destaque no ano de Portugal no Brasil, com uma exposição de seis designers que transformam o mais português dos materiais em peças exclusivas de mobiliário e acessórios.

A exposição, que já passou pela IV Bienal Brasileira de Design em Belo Horizonte e chega esta semana ao Rio de Janeiro, conta com 15 peças que vão desde pufes e cadeiras, até aparadores e castiçais e que exploram as diferentes "caras" da cortiça.

A ideia surgiu de um grupo de investigação, iniciado em 2006, em parceria com a indústria de cortiça portuguesa e, mais tarde, levou à criação da marca Corque, lançada oficialmente na feira internacional de design de Milão, em 2009.

"A Corque tenta representar um pouco de todos os materiais e tecnologias que existem na indústria portuguesa de cortiça de uma forma criativa, utilizando diferentes formas, texturas e cores", explica à Lusa a diretora artística da Corque, Ana Mestre.

A designer recorda ainda o conceito ecológico da marca, a realçar a forma como a cortiça é retirada - sem danificar a árvore - além do facto de boa parte das peças serem fabricadas com as sobras do material que não foi utilizado na indústria de rolhas.

"Uma série de peças que usamos é a cortiça reciclada, que não é utilizada nas rolhas. Aquilo que não serve para nada, a não ser para a indústria do isolante, tornou-se uma das peças mais bem sucedidas da exposição", congratula-se a artista, referindo-se ao bloco de pufes batizado de "lagarta".

"Ao utilizarmos um recurso como a cortiça, estamos a ajudar também na preservação do ecossistema mediterrâneo, quer em termos ambientais, quer económicos ou sociais, tendo em conta que muitas pessoas do Alentejo trabalham para esse setor", acrescenta.

A mostra foi inaugurada na segunda-feira exclusivamente para convidados no Palácio São Clemente, em Botafogo, residência oficial do cônsul português no Rio de Janeiro, e ficará em exposição entre os dias 22 de fevereiro e 17 de março no Clarck Art Center, também em Botafogo.

Em seguida, o trabalho será exposto ainda em São Paulo. A exposição é realizada no âmbito das celebrações do Ano de Portugal no Brasil.

http://www.ionline.pt/boas-noticias/cortica-portuguesa-destaque-exposicao-design-no-brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário