domingo, 23 de abril de 2017

Governo quer “Web summit” para a agricultura


22 abr, 2017 - 23:57

A proposta foi apresentada este sábado pelo ministro Capoulas Santos.

Capoulas Santos. Foto: Luís Forra/Lusa

Um encontro pioneiro sobre inovação na agricultura vai realizar-se, por iniciativa de Portugal, em parceria com a União Europeia, em Outubro, em Lisboa, anunciou o ministro da Agricultura.

Denominado 'Agri Innovation Summit' (AIS2017), o "evento pioneiro", que vai ter lugar em 11 e 12 de Outubro, em Lisboa, "trará a Portugal o que de melhor se faz em matéria de inovação agrícola na Europa", disse Capoulas Santos, durante uma sessão na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), integrada nas comemorações dos 130 anos do estabelecimento de ensino.

O principal objectivo da iniciativa é promover "a troca de experiências e conhecimento entre os Estados-membros e regiões da União Europeia e debater o futuro da inovação em agricultura", disse o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, em declarações à agência Lusa, à margem da sessão.

Trata-se de "um evento centrado na temática da inovação, pois, como é sabido, a inovação, o conhecimento, a investigação e a experimentação são fundamentais para o acréscimo da competitividade da agricultura", acrescentou o governante, sustentando que é necessária "uma agricultura competitiva, mas sustentável".

A digitização, conceito que tem vindo a ser desenvolvido no "domínio da inovação como modelo de futuro para a agricultura, que consiste na substituição de estruturas físicas de apoio à actividade por plataformas digitais", reduzindo distância entre produtores e consumidores e custos económicos e ambientais será o "tema de fundo do encontro".

Mas, também serão abordadas outras questões relacionadas, designadamente com "o uso dos recursos naturais, a gestão agrícola, os sistemas alimentares e florestais e a valorização do território", salientou.

Segundo Capoulas Santos, a reunião pode, de certo modo, ser comparada ao evento tecnológico 'Web summit', que decorreu em Lisboa, em Novembro de 2016, pois "a temática é de alguma forma a mesma", embora "exclusivamente centrada" na agricultura.

Contando com a participação dos comissários europeus responsável pelo pelouro da investigação, ciência e inovação, Carlos Moedas, e da agricultura e desenvolvimento rural, Phil Hogan, o encontro pretende reunir "um conjunto de parceiros europeus ligados a esta temática tão importante como é a inovação na agricultura", adiantou o ministro da Agricultura.

A iniciativa "vai tornar visível a mudança de paradigma da agricultura, que exige cada vez mais formação qualificada e que se está a transformar numa actividade cada vez mais interessante para os jovens, ligada às novas tecnologias", sustentou.

No primeiro dia (11 de Outubro), o AIS2017 "estará focado nos projectos dos actores da inovação" e, o segundo e último dia, será "orientado para a discussão do futuro da política de inovação".

Trata-se de "um evento pioneiro, com futuro já assegurado, em que a primeira pedra do edifício será colocada por Portugal e em Portugal", concluiu Capoulas Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário