sábado, 6 de maio de 2017

Balança Comercial do azeite Atinge os 170 Milhões de euros de excedente

Comunicado


Luís Vieira, Secretário de Estado da Agricultura, presidiu hoje à Sessão de Abertura do Congresso Nacional do Azeite, em Valpaços, onde destacou a performance notável do setor do azeite em Portugal nos últimos 10 anos: "Na última década, Portugal quadruplicou a produção de azeite e triplicou o volume de exportações, com um excedente da balança comercial no valor de 170 milhões de euros em 2016", sublinhou Luís Vieira, acrescentando que "passámos de importadores líquidos, com um défice de 50 milhões de euros em 2008, para um excedente da balança comercial, o que é notável".

Portugal é agora o 7.º produtor mundial de azeite, ocupando o 4.º lugar entre os países exportadores. "O valor global da exportação de azeite atingiu os 434 milhões de euros em 2016", anunciou o Secretário de Estado. Luís Vieira destacou que "o setor do azeite, que muitos consideravam não ter futuro, demonstrou - pela resiliência dos nossos olivicultores e empresários - que é possível inverter uma tendência de declínio, colocando-se na última década num patamar de reconhecida notoriedade".

Luís Vieira, considera que "este percurso deve-se à conjugação de um conjunto de fatores que mudaram o panorama do setor: novas áreas de regadio, sobretudo na região de Alqueva, investimento inovador e qualificado em pomares modernos, mais produtivos e com um perfil tecnológico elevado. Neste cenário, estima-se que a produção de azeite possa atingir, até 2020, as 120.000 toneladas, resultante, em larga medida, da entrada em produção de novos olivais", acrescentou o Secretário de Estado.

Luís Vieira lembrou ainda que "os instrumentos de política de apoio ao investimento têm tido um papel relevante neste processo". Entre 2007 e 2014, o PRODER apoiou 4.000 projetos de investimentos, que envolveram um montante global de 700 milhões, a que correspondeu um apoio público de 290 milhões de euros. Nestes valores, Luís Vieira "destaca os projetos promovidos por 1500 jovens agricultores, com um investimento associado de 130 milhões de euros e apoios públicos da ordem dos 95 milhões de euros. Um sinal evidente de transformação estrutural da agricultura portuguesa".

Esta tendência mantem-se no PDR 2020 que, após um período de estagnação, já aprovou 559 projetos de investimento na produção e transformação, que ascendem a 159 milhões de euros, a que corresponde um apoio público de 59 milhões de euros.
Luís Vieira instou o setor a continuar este caminho de sucesso, investindo na inovação e na qualidade diferenciada, tirando partido das condições únicas existentes nas novas áreas de regadio e aproveitando as oportunidades de um mercado mundial em crescimento, expressão do reconhecimento generalizado do contributo do azeite para uma alimentação saudável.

Lisboa, 05 de maio de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário