Pela quarta vez consecutiva a AMPV - Associação de Municípios
Portugueses do Vinho associou-se à RECEVIN - Rede Europeia das Cidades
do Vinho, entidade organizadora deste evento, para dinamizar em
Portugal este dia, que neste ano teve a particularidade de coincidir
com o dia de S. Martinho
Esta edição teve a participação de 50 cidades europeias para comemorar
este dia, de forma simultânea, nos principais territórios
vitivinícolas da Europa.
Cidades e territórios aderentes prepararam os seus programas de
actividades sempre com a colaboração de parceiros locais e regionais
para organização das actividades como visitas às adega, menus
enogastronómicos em restaurantes, fins-de-semana temáticos em
alojamentos, visitas a museus e ao território, etc. A ampla gama de
actividades organizadas por todas estas Cidades e Rotas do Vinho
ofereceram uma oportunidade única para aproximar da cultura do vinho
os cidadãos Europeus. Para as cidades participantes foi uma ocasião
importante de promoção e divulgação da sua oferta vinícola,
gastronómica e do património. Em Portugal estavam previstas 17 Cidades
e 2 Rotas de Vinhos a participar nesta iniciativa, que à última hora
se lhes juntaram mais duas Cidades. Os Municípios Portugueses
aderentes a Dia Europeu do Enoturismo foram: Alandroal, Azambuja,
Barcelos, Beja, Borba, Cartaxo, Coruche, Loures, Palmela, Portalegre,
Melgaço, Monção, Praia da Vitória, Santarém, Setúbal, Sintra, Tomar,
Viana do Castelo, Vidigueira. As Rotas que participaram foram a Rota
de Vinhos do Alvarinho e da Península de Setúbal.
Todas as iniciativas desenvolvidas e organizadas pelas Rotas e pelos
Municípios para o Dia Europeu do Enoturismo, foram um sucesso e com
grande participação do público.
Claramente o Dia Europeu do Enoturismo, de ano para ano, tem vindo a
suscitar cada vez mais o interesse dos Municípios e das Rotas,
independentemente dos constrangimentos financeiros, isto porque a
organização destes programas são em parceria e com a partilha de
custos com os parceiros territoriais, o que se tem reflectido no
aumento de visitantes e logo do consumo dos produtos dos territórios,
desde o vinho até à gastronomia, passando pelo alojamento, produtos
típicos regionais, etc. Onde a criatividade nas actividades e na
promoção marcam a diferença de cada região.
Fonte: AMPVinho
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/11/17a.htm
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