sábado, 28 de fevereiro de 2015

Magos Irrigation Systems debate Uso Eficiente da Água

27 de Fevereiro de 2015


A Magos Irrigation Systems participa no próximo dia 12 de Março num debate sobre Uso Eficiente da Água, em Beja, onde será apresentada uma nova medida de apoio ao regadio, no âmbito do PDR2020, para os agricultores que utilizem sistemas de rega permitindo uma poupança mínima de 7,5% no consumo anual da água.

No seguimento da abertura da sua filial em Beja, a Magos Irrigation Systems patrocina agora um importante debate sobre Uso Eficiente da Água que decorrerá no auditório da EDIA, em Beja, no próximo dia 12 de Março, às 10h30.

Estarão em discussão temas de atualidade e interesse, nomeadamente a nova medida do PDR 2020 "Uso Eficiente da Água", que acaba de ser regulamentada através da Portaria n.º 50/2015 de 25 de Fevereiro. Esta medida prevê apoios aos agricultores que usem sistemas de rega por aspersão, localizada (micro aspersão, gota-a-gota) ou subterrânea, assegurando uma poupança mínima de 7,5% nos consumos anuais da água da rega.

«O maior potencial de crescimento do regadio está no Alqueva e a Magos Irrigation Systems quer acompanhar essa dinâmica e capitalizar o seu know-how, ajudando os agricultores a tirar o máximo partido da água disponível. Este evento é uma excelente oportunidade para debater questões essenciais para o regadio no Alentejo», afirma António Gastão, administrador da Magos Irrigation Systems.

PROGRAMA DO EVENTO
José Pedro Salema | EDIA – "Ponto de situação das obras em Alqueva"
Francisco Gomes da Silva | ISA- "O preço da água para rega e a eficiência da sua utilização no Alentejo – políticas públicas em vigor"
Pedro Teixeira | DGADR – "Princípios de base para o Investimento no Regadio Coletivo Público"
Patrícia Cotrim | AG PDR2020– "Ação 7.5 – Uso Eficiente da Água "
João Oliveira Santos | COTR - "O COTR e o uso eficiente da água na agricultura"
Guilherme Vidigal | Magos Irrigation Systems - "Rega eficiente- fator de sucesso na agricultura do Alentejo"

Lucros da ALTRI atingem 37,4 milhões de euros em 2014

Resultados Líquidos aumentam 18,9% no 4º Trimestre
 
A Altri registou, em 2014, um recorde absoluto em termos de produção e de vendas de pasta de papel. Neste período, as três unidades industriais da Altri produziram cerca de 991 mil toneladas de pasta de papel.

Este recorde absoluto de vendas não foi contudo suficiente para evitar uma ligeira quebra nas receitas totais do Grupo que, neste período, registaram um decréscimo de 3,4%, para 553 milhões de euros. A valorização do dólar americano face ao euro, no último trimestre de 2014, deu um forte contributo à recuperação verificada neste trimestre, com as vendas a aumentarem cerca de 10% face ao período homólogo de 2013, para 146,1 milhões de euros.

Os custos operacionais registaram, em 2014, um crescimento de 1,9% face ao exercício anterior. No quarto trimestre, esta rubrica aumentou 11,5% face ao trimestre homólogo de 2013, sobretudo impactada pelos custos de manutenção das unidades, bem como por custos não recorrentes com o pessoal pela alteração nos fundos de pensões.

Assim, o EBITDA registou uma quebra de 20% para 114 milhões de euros no ano, situação inversa à verificada no último trimestre do ano, que registou uma subida homóloga de 4,9% para os 31,2 milhões de euros.

O resultado líquido da Altri situou-se nos 37,4 milhões de euros face aos 55 milhões verificados em 2013. O resultado do 4º trimestre registou uma melhoria de 19% para os 14,5 milhões de euros.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Inovação nas 7as Jornadas Veterinárias em Évora

Aplicação de fitas de cinesiologia para cavalos

No próximo dia 6 de Março, o primeiro dia das 7ªs Jornadas EquiMuralha - Hospital Veterinário Muralha Évora, no Évora Hotel, subordinado ao tema Técnicas de Reabilitação Equina, poderá ficar a saber mais sobre fitas de cinesiologia e a sua utilização em equinos com a fisioterapeuta animal Georgia Keegan.

Técnica já bastante difundida para o Homem, a aplicação de fitas de cinesiologia tem ganhado popularidade nos últimos anos em cavalos. Esta metodologia assenta na capacidade deste tipo de fitas em interagir com a pele e com os neurosensores e mecanoreceptores que lhe estão associados, ao mesmo tempo que descomprimem os tecidos e estimulam a circulação.

A EQUI-TAPE®, primeira fita de cinesiologia desenvolvida especificamente para equinos, foi desenvolvida pelo Dr. Beverlyn Gordon, em 2005, e tem sido aperfeiçoada para utilização no atleta equino, tanto no treino e condicionamento físico, como na recuperação clínica de lesões.

Georgia Keegan, fisioterapeuta animal sedeada no Reino Unido, é colaboradora da EQUI-TAPE® e acredita que a aplicação de fitas de cinesiologia se irá tornar um lugar-comum dentro de 2 anos.

Espaço ‘Vinhos Bairrada’: região em destaque no 'Essência do Vinho - Porto'

De 26 de Fevereiro a 01 de Março em iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada

 
É já esta quinta-feira que começa mais uma edição do 'Essência do Vinho - Porto'. Até Domingo, vão ser quatro dias de muita "euforia" em torno de um sector que tem cada vez mais adeptos em Portugal e impacto na promoção do nosso país lá fora. Os vinhos da Bairrada são já habitués neste evento, mas este ano, e à semelhança de 2014, vão ter direito a um espaço próprio – 'Vinhos Bairrada | Bairrada Wine', onde apenas vão estar à prova referências da região. Assim será na 12.ª edição da Essência do Vinho - Porto, que decorre de 26 de Fevereiro a 01 de Março, no Palácio da Bolsa da cidade Invicta.
 
Situado na "Sala dos Associados" – que dá acesso ao restaurante O Comercial –, o espaço 'Vinhos Bairrada | Bairrada Wines' vai ter cinco mesas repletas de néctares com Denominação de Origem (DO) Bairrada. Adega Cooperativa de Cantanhede, Caves São João, Caves do Solar de São Domingos e IdealDrinks - Colinas de São Lourenço são os quatro produtores que vão ter os seus vinhos à prova em mesas próprias. Mas a lista de produtores da Bairrada não se fica por aqui, uma vez que vai haver uma mostra bastante diversificada de outros néctares da região. Assinaram já a folha de presença da mesa da Comissão Vitivinícola da Bairrada a Campolargo Vinhos – cujo branco de 2011 foi eleito no International Wine Challenge como o melhor branco do Mundo – e o Vadio – um recente projecto de culto na Bairrada, distinguido como 'Produtor Revelação do Ano 2014' nos prémios da revista Wine - A Essência do Vinho.
 
Uma mistura de novos vinhos e de néctares com história e muitas estórias para contar... Fica a promessa de que os eleitos para vestir o 'Espaço Bairrada' a rigor vão surpreender. Esta é uma iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada, distinguida no dia 13 de Fevereiro, como a 'Organização Vitivinícola do Ano 2014' pela Revista de Vinhos nos "Óscares" do sector ('Os Melhores do Ano 2014'). Osvaldo Amado: o 'Enólogo do Ano', distinguido nestes prémios, vai marcar presença no 'Espaço Bairrada', com os vinhos que produz na Adega Cooperativa de Cantanhede.
 
Não esquecendo a importância dos vinhos à mesa, os néctares do Vadio vão dar mote a um momento de harmonização gastronómica assinado pelo estrelado chefe Ricardo Costa, do restaurante The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. Com a presença do produtor Luís Patrão e dos vinhos 'Espumante NV', 'Vadio branco 2013', 'Vadio tinto 2005' e 'Grande Vadio tinto 2011' vai ter lugar no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Sábado, dia 28, entre as 20h00 e as 21h00. A lotação está já esgotada.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Governo garante prémio até 31 mil euros para atrair jovens agricultores


São considerados jovens agricultores indivíduos que, à data da apresentação da candidatura do respetivo projeto de investimento, tenham idade compreendida entre os 18 e os 40 anos, inclusive, e se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola.

Vítor Andrade |
17:50 Quinta feira, 12 de fevereiro de 2015

Governo garante prémio até 31 mil euros para atrair jovens agricultores
O Governo diz que está empenhado em contribuir para o rejuvenescimento do sector agrícola em Portugal, razão pela qual acaba de ser aprovado um novo regime de apoios monetários ao investimento protagonizado por jovens agricultores, que pode variar entre os 15 mil e os 31.250 euros - para projetos de pelo menos 55 mil euros.

A portaria que regulamenta esta medida foi publicada esta quinta-feira em "Diário da República" e a sua entrada em vigor está prevista para o próximo dia 23 de fevereiro.

Para o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, "trata-se de uma medida muito emblemática e que incentivará a entrada de jovens no sector". "Considero que estão reunidas todas as condições para assistirmos a uma renovação do sector agrícola, pois por um lado temos jovens cada vez mais interessados em ingressar na agricultura e por outro temos um PDR 2020 já a funcionar e com medidas abertas, o que permite que o investimento seja contínuo."

De acordo com o Governo, Portugal é, desta forma, o primeiro país da União Europeia a abrir uma medida de apoio à intalação de jovens agricultores no âmbito do PDR 2014 - 2020, que substitui o antigo Proder - Programa de Desenvolvimento Rural.

A secretaria de Estado da Agricultura refere que o jovem agricultor "deve assumir o compromisso de recorrer ao aconselhamento agrícola ou a uma formação-ação quando não possuir habilitações nos domínios da agricultura através de curso superior ou técnico-profissional".

Por outro lado, os jovens agricultores terão acesso específico e prioritário aos apoios ao investimento, bem como taxas de apoio superiores (majoração).

São considerados jovens agricultores indivíduos que, à data da apresentação da candidatura do respetivo projeto de investimento, tenham idade compreendida entre os 18 e os 40 anos, inclusive, e se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola.