16 Maio 2016, segunda-feira
A proposta da Comissão Europeia, que pretende autorizar a importação de 300.000 a 400.000 toneladas de açúcar fora da quota habitual, está a merecer uma forte oposição do lobby dos agricultores em Bruxelas.
A Comissão está a avançar com esta proposta, pois estima poder haver escassez de açúcar no final do verão e quer precaver esta situação.
Esta proposta vem, no seguimento de uma exposição feita a Bruxelas pelos representantes da indústria açucareira europeia, que apontava para uma crise de aprovisionamento este verão e exigia uma maior importação, dentro das normas da Organização Mundial do Comércio.
As quotas do açúcar vão ser abolidas dentro de ano e meio e o Copa-Cogeca, organização europeia que representa agricultores e cooperativas, vê nesta proposta o início da destabilização do mercado, numa altura em que seriam necessárias medidas que viessem estabilizar o mercado depois do fim das quotas.
Recorde-se que o preço do açúcar branco na Europa tem estado estável nos últimos dois anos e o acesso a açúcar de países terceiros praticamente duplicou nos últimos dez anos, devido aos vários acordos bilaterais.
Este facto tem levado a uma redução contínua da área plantada de beterraba, que se pensa que para a campanha 2016/2017 ainda vá ter uma redução de mais 7%.
Estas medidas da Comissão podem também ter como resultado o enfraquecimento da posição dos produtores nas negociações da cadeia alimentar.
Fonte: Agroinfo
Sem comentários:
Enviar um comentário