por Ana Rita Costa- 23 Setembro, 2016
A Anpromis, o INIAV e a Câmara Municipal de Coruche vão criar o Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo: o InovMilho. O protocolo será assinado no próximo dia 28 de setembro, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, no âmbito de um Dia de Campo.
De acordo com a Anpromis, o InovMilho "será um espaço de investigação e partilha de conhecimentos, agregando todos os agentes da fileira do milho e sorgo na persecução de uma estratégia comum de desenvolvimento destas culturas."
Este centro terá ainda como missão elaborar uma agenda de investigação para as culturas do milho e sorgo que sirva, assim, de linha orientadora para as políticas públicas de promoção da competitividade desta fileira.
"O InovMilho contribuirá também para a avaliação dos parâmetros qualitativos e de rendimento industrial do milho nacional e apoiará os agricultores na seleção de variedades mais aptas à alimentação do efetivo leiteiro nacional. O centro dará ainda o seu contributo ao incentivo de novas utilizações do milho e sorgo, nomeadamente na área da alimentação humana e na produção de materiais biodegradáveis", acrescenta a Anpromis.
O centro conta com 35 entidades parceiras que participarão de forma regular em projetos comuns de I&DT nas áreas prioritárias definidas no âmbito do InovMilho e na divulgação e transferência do conhecimento científico e da tecnologia produzidos na fileira do milho e sorgo.
Sem comentários:
Enviar um comentário