11h12m
Produzido em plena Região Demarcada do Douro, é um moscatel da Adega de Favaios, em Alijó.
O vinho moscatel da Adega de Favaios (Alijó), Favaíto, conquistou uma medalha de ouro e foi eleito o melhor vinho português no concurso "Citadelles du Vin", que decorreu em Bordeús, França, anunciou fonte da cooperativa.
O Favaíto, produzido em plena Região Demarcada do Douro, conquistou o "Special Prize", um prémio especial que condecora o melhor de 10 vinhos de cada país participante.
A Adega de Favaios, fundada em 1952, é líder nos Moscatéis em Portugal com uma Quota de Mercado de 70 por cento, exportando para mais de uma dúzia de países.
Na edição 2009 do "Citadelles du Vin" foram provados 887 vinhos de 29 países, classificados por 45 provadores de 18 nacionalidades.
Só 12 dos 887 vinhos a concurso no "Citadelles du Vin" foram premiados.
O moscatel de Favaios foi distinguido entre 66 vinhos portugueses.
Segundo a fonte, "esta medalha de ouro faz do Favaíto o vinho que obteve a melhor classificação de todos os vinhos de Portugal".
Este vinho é feito de uva moscatel galego da região de Favaios, apresentando um aspecto límpido e tonalidade dourada, um paladar intenso e um aroma fino com notas de lima e amêndoa.
Trata-se de um vinho licoroso com características de aperitivo, de qualidades únicas e está disponível em mini-doses individuais em caixas de 1O unidades e em garrafas de 75 centilitros.
O concurso internacional de vinhos "Citadelles du Vin" repete-se anualmente desde 1992 para valorizar e dar a conhecer os melhores vinhos mundiais, sendo considerado um dos melhores eventos da vitivinicultura mundial.
Na edição 2009 foram também premiados alguns vinhos americanos, como o Chile que recebeu 44 troféus, enquanto que o Canadá levou seis prémios para casa.
Sem comentários:
Enviar um comentário