domingo, 1 de março de 2015

Barragem de Vieiros em Estremoz concluída em Março e regadio começa em 2016

24-02-2015 
 

 
A obra da Barragem de Veiros, no concelho de Estremoz, vai ficar concluída em Março deste ano, assim como a rede de regadio, que começa a funcionar em 2016, revelou o presidente do município, Luís Mourinha.

O autarca adiantou à agência Lusa que «a albufeira da barragem de Veiros vai encher no próximo Inverno, e, em 2016, é possível iniciar-se o regadio».

De acordo com Luís Mourinha, o projecto do empreendimento hidroagrícola é da responsabilidade do Ministério da Agricultura, mas o município de Estremoz, no distrito de Évora, tem vindo a acompanhar os trabalhos por se tratar de uma «obra emblemática» e de «importância estratégica» para o concelho.

Além da criação de um perímetro de rega, o autarca realçou que a Barragem de Veiros vai permitir reforçar o abastecimento público de água e criar condições para a utilização turística e recreativa da albufeira.

Já referenciada num plano desenvolvido nos anos 50 do século XX, a construção da barragem, segundo o Ministério da Agricultura, decorre da necessidade de contrariar as adversas condições climáticas que tornam aquela região carenciada de recursos hídricos.

A albufeira da barragem de Veiros vai permitir o armazenamento de água para futura utilização no regadio de uma área de 1.114 hectares de solos, localizados na freguesia de Veiros e no concelho vizinho de Monforte, actualmente objecto de uma agricultura marcadamente de sequeiro.

A obra, considerada uma «velha aspiração» da população local, representa o maior investimento efectuado naquela freguesia do concelho de Estremoz, com comparticipação de fundos da União Europeia.

O plano de rega da Barragem de Veiros prevê beneficiar cerca de 60 agricultores dos concelhos de Estremoz, no distrito de Évora, e de Monforte, no distrito de Portalegre.

Fonte: Diáriodigital; Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário