terça-feira, 3 de março de 2015

Meteorologia é o que pode incitar alguma alteração nos preços dos cereais

 25-02-2015 
  
Os preços dos cereais estão em baixa, tanto na Europa como do outro lado do Atlântico. As cotações de referência nos mercados europeus e nos Estados Unidos registarem uma variação semanal muito negativa.

O director de Culturas Arvenses de Cooperativas Agro-alimentares, Toño Catón, qualifica a situação como complicada, já que apesar a procura de trigos da União Europeia (UE) para exportar continua muito alta e competitiva, o mercado dos Estados Unidos da América (EUA) e a força do dólar define a tendência de baixa em que se encontra o trigo.

A meteorologia na UE não parece que incite a nenhuma alteração, já que até à data, a campanha caracteriza-se com condições térmicas favoráveis, no centro, este e sul da Europa. Apenas assinala-se um dano, mas não significativo, devido ao Inverno e às precipitações que superaram a média em muitas zonas da Europa. França, Espanha, sul das Rússia e leste da Inglaterra são os países que passam por uma situação de escassez de água, de acordo com o boletim de vigilância da Comissão Europeia.

A única mudança por vir dos EUA, onde as temperaturas continuam abaixo de zero e com riscos para as culturas. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) prevê 55,6 milhões de hectares de trigo, inferior aos 56,8 milhões do ano passado. Em relação ao milho, o USDA estima uma área de 89 milhões de hectares frente aos 90,6 milhões do ano anterior. Segundo Catón, esta redução de superfície cultivada em conjunto com os preços do milho representa um desincentiva a utilização de fertilizantes conduzindo a menores rendimentos e, por conseguinte, a uma menos colheita.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário