domingo, 22 de maio de 2016

Comissário Phil Hogan considera improvável novo pacote financeiro de ajudas

Maio 18
11:35
2016

No Conselho de Ministros da Agricultura, o Comissário Phil Hogan considerou que seria muito difícil a aplicação de um novo pacote de ajudas aos sectores agrícolas em crise, uma vez que o envelope de 420 milhões de euros atribuídos aos países, só foi utilizado em cerca de 50%.

Desta verba só foram distribuídos aos produtores 192,5 milhões de euros, dos quais 107 milhões foram para o sector leiteiro.

O Comissário mostrou que está perfeitamente consciente de que o sector do leite continua em crise e que um dos factores que contribuem para esta situação é o aumento da produção europeia que, por exemplo, no primeiro trimestre deste ano foi de cerca de 5%, em países como a Alemanha, a Holanda, a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido.

Referindo-se à aplicação do famoso artigo 222, que prevê mecanismos para a redução da produção, afirmou que ainda é muito cedo para fazer uma correcta avaliação dos resultados.

Em relação à carne de porco, as informações de que dispõe são, no sentido de uma ligeira recuperação de preços, mesmo com a saída dos frigoríficos de grande parte da carne que foi armazenada, ao abrigo do programa de ajudas à stockagem privada de Janeiro.

A Comissão vai rapidamente pôr em marcha o Observatório da Carne de Porco e o novo programa de ajudas à stockagem privada só será posto em prática quando for considerado oportuno.

Imagem - thejournal.ie

Sem comentários:

Enviar um comentário