Maio 19
11:08
2016
As negociações com o Mercosul avançam, com a União Europeia a ter apresentado já propostas de oferta para os produtos considerados sensíveis, apesar da oposição das organizações agrícolas europeias.
Estas ofertas foram apresentadas na reunião, realizada em 11 de Maio, entre a Comissária do Comércio, Cecilia Malmström e o Ministro uruguaio dos negócios estrangeiros, Rodolfo Nin Novoa, que preside ao Mercosul.
O Mercosul junta, actualmente, o Brasil, o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e a Venezuela, sendo que este último tem só o estatuto de observador.
É um facto de que a carne de bovino e o etanol estão excluídos do pacote de ofertas, mas o COPA-COGECA continua a considerar que, nesta altura das negociações, não devia haver qualquer oferta de produtos sensíveis.
Esta posição é também suportada por um grande grupo de países, sendo que o Ministro belga da agricultura já veio mesmo afirmar que, numa altura em que alguns sectores estão em crise, é totalmente descabido avançar com propostas de ofertas de contingentes de importação à taxa aduaneira zero.
Está prevista uma reunião entre o negociador europeu Rupert Schlegelmilch e o uruguaio Gabriel Bellon, para Julho, no sentido de organizar o calendário das futuras reuniões.
Entretanto, da parte do Mercosul, defende-se a tese de que as principais exportações são de soja e de milho e a queda das taxas alfandegárias sobre estes produtos vai dar competitividade aos produtores de pecuária europeus.
A Comissária europeia, por seu lado, anunciou que um estudo de impacto económico seria apresentado este Outono.
Imagem - klickeducacao.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário