sexta-feira, 10 de junho de 2016

Produtos Tradionais Portugueses têm plataforma de divulgação e marca própria


O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural presidiu à cerimónia de instituição do Dia Nacional da Gastronomia, celebrado hoje, pela primeira vez, em Aveiro. Amândio Torres referiu que "a Gastronomia é um excelente cartão de visita de Portugal e é sem dúvida uma da nossas referências identitárias mais importantes, faz parte do nosso DNA".

Na sua intervenção, o Secretário de Estado responsável pela área do Desenvolvimento Rural referiu que "o Dia Nacional da Gastronomia é uma manifestação coletiva que releva o potencial produtivo do nosso território, que enaltece a biodiversidade, os nichos sociais e económicos que, independentemente da sua dimensão, todos somados são relevantes para a manutenção da coesão do nosso território, e em particular dos espaços rurais".
Amândio Torres informou que Portugal recebeu a Presidência da Dieta Mediterrânica no início do mês, em Nápoles, durante a 6ª reunião intergovernamental das comunidades representativas da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. A Presidência terá início já em junho.

O Secretário de Estado apresentou também a plataforma interativa dos "Produtos Tradicionais Portugueses", uma plataforma digital que resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e que está associada à marca coletiva "Tradiocional.pt", cujo logotipo foi desenvolvido pelos alunos da Universidade de Aveiro.

O Secretário de Estado explicou que esta plataforma abre "uma porta de entrada para o registo e promoção de muitos outros produtos da gastronomia tradicional por vezes esquecidos nas localidades e regiões de Portugal".

Amândio Torres foi distinguido pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas com o título de Optimus Conviva.

Lisboa, 02 de maio de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário