O Presidente da República inaugura, ao início da tarde de sexta-feira, a 35ª edição da Ovibeja e associa-se também à cerimónia de atribuição do nome do Parque de Feiras e Exposições de Beja a Manuel Castro e Brito.
Marcelo Rebelo de Sousa vai estar em Beja a partir das 13 horas, onde descerrará uma placa com o nome atribuído ao recinto a que foi dado o nome do fundador da Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS) e grande impulsionador da Ovibeja. Manuel Castro e Brito faleceu em março de 2016, funeral em que o Presidente da República esteve presente, tendo em setembro desse mesmo ano atribuído a título póstumo, a medalha de Grande-Oficial das Ordem de Mérito.
A atribuição no nome de Castro e Brito ao Parque de Feiras, foi deliberada há dois meses pelo Município de Beja e ratificada pela Assembleia Municipal, depois de uma proposta feita há cerca de dois anos pela ACOS.
Na inauguração da "Grande Feira do Sul", acompanham o mais alto magistrado da Nação, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos e o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, natural de Beja.
A edição comemorativa dos 35 anos da Ovibeja, conta com mais de um milhar de expositores, sendo uma feira plural e com os olhos postos no futuro, virada para a inovação, o empreendedorismo e a festa. As exposições viradas para a agricultura, de ovinos, caprinos, suínos e aves, a gastronomia típica e as vozes dos cantadores do Alentejo, vão trazer à Ovibeja mais de 200 mil visitantes.
A Arena do Azeite, a Agro Alentejo Export, o Campo da Feira, o pavilhão Terra Fértil e o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, a par dos espetáculos musicais noturnos, deixam antever cinco dias de grande movimentação em Beja e concelhos limítrofes, onde a capacidade hoteleira está lotada.
Além da presença do Presidente da República, o primeiro do certame fica marcado pelo espetáculo dos Xutos e Pontapés.
Sem comentários:
Enviar um comentário