Abril 21
12:19
2014
Segundo estudos levados a cabo pela Faculdade de Engenharia de Alimentos do Brasil e pelo Departamento de Química Analítica da Universidade de Granada, em Espanha, o azeite extra virgem brasileiro tem características muito semelhantes ao azeite português ou espanhol.
Neste momento, a produção de azeite no Brasil não passa ainda de uma fase experimental. No entanto, estes resultados entusiasmaram os investigadores, que afirmam que o país tem condições de produção, podendo obter, assim, preços mais baixos para os consumidores.
As oliveiras estão, neste momento, localizadas nas regiões de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, mas espera-se que a cultura passe outras regiões, permitindo aos responsáveis produzir azeites diferenciados, conforme as diferentes regiões.
O Brasil ainda é um fraco consumidor de azeite, muito devido a ser um grande produtor de óleos vegetais, no entanto e devido às suas características, o azeite está a ser muito divulgado e espera-se uma subida de consumo rapidamente.
Espera-se que a produção de azeitonas no Rio Grande do Sul duplique rapidamente, para que possam passar de uma produção artesanal a produção industrial.
Sem comentários:
Enviar um comentário