Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas
A AREV celebra à sua maneira o Dia da Europa. A poucos dias das eleições para o Parlamento Europeu, e considerando a experiência decepcionante dos acordos bilaterais de 2005 sobre o comércio do vinho com os EUA, os representantes da Europa vitícola assumirão uma postura muito crítica sobre o acordo de livre comércio UE- EUA (TIP) actualmente em desenvolvimento, de acordo com as orientações ultraliberais de José Manuel Durão Barroso, e Karel de Gucht. A Europa aborda a negociação de forma desorganizada face a uma América unida, onde os lobbies todo-poderosos estão activos até Bruxelas. Além da agricultura ou a excepção cultural, outros problemas surgem como normas e padrões para a protecção da saúde, do ambiente e do consumidor.
Delegados de 75 regiões vinícolas, vão debater o futuro da vinha no interesse dos produtores, mas também dos consumidores.
Astrid Lulling (Eurodeputado e presidente do intergrupo sobre o vinho), Thierry Coste (Presidente Grupo vinho do COPA- COGECA), Yann Juban (Adjunto do Director Geral da OIV), Florence Rojal (Organização Mundial da Propriedade Intelectual ) estarão também presentes.
Com outros, a AREV ganhou a luta pela defesa do sistema de autorizações de plantação, mas as regiões vinícolas devem permanecer mobilizadas face às instituições europeias. Elas estão também empenhadas num trabalho de fundo para o desenvolvimento de um moderno enoturismo, apoiando empregos e oportunidades em toda a Europa.
Em anexo pode encontrar:
- O projecto de resolução, tal como foi aprovado na Reunião Internacional da AREV, a Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas, em Pécs ( Baranya ) Hungria, em 13 e 14 de Março de 2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário