23-04-2014 às 13:010
Dia da Terra celebrado com plantação de sobreiros
A campanha de promoção da cortiça nos EUA, que está a ser desenvolvida pela Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), lançou no Dia da Terra uma iniciativa que visa a plantação de sobreiros em Melgaço.
A campanha global 100% Cork (www.100percentcork.org) visa alertar para os benefícios ambientais da cortiça e por cada «like» na página do Facebook (https://www.facebook.com/100PercentCork) ou novo seguidor na página do Instagram (http://instagram.com/100percentcork#) será plantado um sobreiro em Melgaço, norte de Portugal. A Quercus e o projecto Green Cork juntaram-se a esta iniciativa e farão a plantação das árvores no próximo fim-de-semana, de 25 a 27 de Abril.
«Estamos muito entusiasmados por participar com o 100%Cork nesta importante iniciativa lançada no Dia da Terra», afirmou Paulo Magalhães, coordenador do Green Cork e da Quercus. «Cada árvore autóctone plantada, como o sobreiro, é um contributo importante para a ecologia e um passo fundamental para sustentar o futuro», reforçou.
«Esta campanha é uma oportunidade única para os norte-americanos ajudarem a preservar as florestas de sobro, via as redes sociais», refere João Rui Ferreira, presidente da Apcor. «Preservar os montados irá permitir-nos elaborar rolhas de cortiça e outros produtos e assim contribuir para a sustentabilidade do ambiente e dos ecossistemas, já que estamos a falar de produtos 100% naturais e recicláveis», explicou.
Esta iniciativa está incluída no projecto InterCork II – Promoção Internacional da Cortiça – a ser desenvolvida em nove mercados desde o início do ano, e que conta um orçamento de 7,3 milhões de euros - financiada em 80 por cento pelo programa Compete (Programa Operacional Temático Factores de Competitividade) e 20 por cento pelos associados da Apcor.
Sem comentários:
Enviar um comentário