Abril 16
11:47
2014
Com a aprovação dos actos delegados no último Conselho de Ministros, vai ser alterado significativamente o sistema de taxação à importação de frutas e legumes oriundos de países terceiros. Assim, a taxa a aplicar passará a ser sobre um valor estimado e não sobre o valor que vem descrito na factura.
Marrocos está a reagir violentamente, argumentando que este sistema vai penalizar muito as suas exportações de frutas e legumes para a Comunidade.
O tomate está no centro da discussão, pois segundo o Ministro da Agricultura marroquino, vai ser o produto mais afectado e apela à União Europeia para rever a situação, justificando com as boas relações comerciais ao longo dos anos.
O sector do tomate na Europa tem vindo a sofrer com a concorrência do produto marroquino e, neste momento, está seriamente ameaçado pelo tomate americano, que não foi protegido no futuro acordo de parceria com os Estados Unidos.
A Comissão Europeia já informou Marrocos que vai analisar a situação com muita atenção e, para acalmar as autoridades daquele país, vai deslocar-se a Rabat o Director Geral da DG Agricultura Jerzy Plewa, no próximo dia 23 de Abril, para esclarecer o problema.
Sem comentários:
Enviar um comentário