A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) vai lançar uma campanha de promoção, num investimento de 7,3 milhões de euros a aplicar até ao fim de 2014. Um dos grandes objectivos é fechar 2015 com exportações de mil milhões de euros.
Financiado em 80% pelo programa Compete (do QREN), o InterCork II é já a sexta campanha de comunicação desenvolvida desde 1999 “e será um projecto para dar continuidade às acções executadas”, refere a Apcor.
O projecto visará alguns mercados de continuidade, como a Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França, Itália e China, e novos mercados como o Brasil, a Suécia e Dinamarca.
Na Alemanha e nos Estados Unidos será desenvolvido uma campanha para a promoção de rolhas e de materiais de construção, e nos restantes a promoção terá como alvo as rolhas de cortiça.
Entre as acções previstas, contam-se múltiplas “roadshows”, “tours”, presenças em feiras e eventos internacionais, assim como parcerias com instituições vinícolas e cadeias de lojas de retalho, como BevMo (Estados Unidos) e Pão-de-Açúcar (Brasil).
Ao nível do público-alvo, a campanha será focada no consumidor e líderes de opinião, “uma vez que os primeiros continuam a ser os maiores aliados da cortiça”, e os segundos “porque continuam a ser os principais influenciadores junto das caves, supermercados e mesmo dos consumidores”.
“A campanha visa, no fundo, dar continuidade ao excelente trabalho de promoção e valorização internacional da cortiça e produtos a ela associados, como ex-libris da nossa produção nacional”, declarou ontem António Pires de Lima no lançamento do projecto em Santa Maria da Feira. Para o ministro, constitui “uma parceria privado-pública virtuosa”, que reflecte “a forma admirável como este sector tem feito a reinvenção do seu negócio, com uma atitude empreendedora num sector tradicional”.
O sector tem registado um crescimento médio de quase 5% ao ano entre 2009 e 2013.
Fonte: Hipersuper; Jornal de Negócios
Publicada: 26-02-2014 12:00
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