O evento francês 51º Salão da Agricultura abriu portas em Paris no passado fim de semana para mostrar as novidades do sector. Drones para ajudar na gestão agrícola, impressoras 3D para fabricar peças, tratores guiados por GPS ou aplicativos especializados são algumas das inovações mostradas no evento, que espera cerca de 700 mil visitantes.
Os drones estão atualmente a ser muito utilizados como ferramenta de trabalho. O objetivo é monitorizar a plantação e melhorar a aplicação de produtos. “O drone cartografa a propriedade e identifica as necessidades da vegetação, principalmente de adubo. Assim, o agricultor pode colocar menos adubo onde precisa menos, e mais onde a vegetação tem mais necessidade”, explica Florent Mainfroy, presidente da Airinov. Para utilizar o equipamento na França, é preciso fazer um curso teórico e prático de três dias, conforme a regulamentação do país. O custo varia de 200 a 50 mil euros mas o serviço pode ser contratado por 15 euros por hectare. Florent Mainfroy garante que, ao contrário dos clichês, os agricultores estão cada vez mais atentos às novidades tecnológicas. “A maioria dos agricultores está aberta às novas tecnologias. Há bastante tempo, eles já usam GPS nos tratores. Portanto não temos dificuldade em explicar como funciona, afinal os agricultores cada vez mais precisam de reduzir a quantidade de produtos usados, e o drone ajuda a otimizar o volume de adubo que eles podem usar.”
Outra novidade são as impressoras 3D. A máquina pode fabricar peças conforme modelos, incluindo materiais agrícolas. Na Emotion Tech, o plástico utilizado é biodegradável, à base de cereais. Guillem Peres, um dos fundadores da empresa, imprimiu diversos tratores em miniatura para ilustrar o conceito. “Na própria máquina, por exemplo, quase todas as peças, inclusive as engrenagens, são fabricadas pela impressora. São as chamadas peças de replicação”, afirma Peres. “E isso vale para qualquer tipo de peças: podem ser mecânicas, de design, ou peças para substituir qualquer outra que se tenha partido.”
Quanto às grandes máquinas, cada vez mais o GPS é uma ferramenta essencial para conduzir os veículos com mais precisão.
Já os aplicativos de telemóveis ajudam os produtores a gerir a reprodução dos animais e a ter informações sobre o mercado ou a meteorologia detalhada.
O Salão da Agricultura termina no próximo domingo, dia 2 de março.
Fonte: www.portugues.rfi.fr
Publicada: 26-02-2014 15:00
Sem comentários:
Enviar um comentário