terça-feira, 11 de março de 2014

Acordo União Europeia - Canadá carta do COPA-COGECA e UECBV


Março 07
15:20
2014

O acordo entre a União Europeia e o Canadá continua a levantar grandes preocupações aos representantes dos agricultores e matadouros europeus, o que levou as suas organizações, COPA-COGECA e a European Livestock And Meat Trading Union (UECBV) a enviar uma carta ao Comissário do Comércio, Karel de Gucht.

Nessa carta, além das preocupações com o impacto negativo que a atribuição de um contingente de importação à taxa aduaneira zero, para 75.000 toneladas de carne de porco e 50.000 toneladas de carne de vaca, possam vir a ter no mercado interno, é levantado o problema da gestão desses contingentes.

Devido à grande dimensão das empresas canadianas, as duas organizações europeias pedem ao Comissário que não seja praticado o sistema do “primeiro a chegar primeiro a ser servido”, mas que a gestão seja feita através de certificados de importação.

Esta pretensão é justificada pela necessidade que temos de gerir e monitorizar essas importações, de modo a evitar piores consequências no mercado interno.

Nessa carta, também se pode ler que seria importante definirmos este sistema para o Canadá, pois o que fizermos para esse país vai servir de base para o futuro acordo com os Estados Unidos.

A situação não é fácil, pois nas últimas negociações para operacionalizar o acordo, os negociadores do Canadá praticamente abandonaram a reunião quando os representantes europeus apresentaram esta proposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário