PÚBLICO 11/03/2014 - 20:06
Com vinhos de 50 produtores portugueses e o "copo inteligente”, o Rio Vinhos Portugal pretende atrair mais de cinco mil pessoas.
O primeiro evento da parceria PÚBLICO e O GLOBO, no Rio de Janeiro, pretende atrair mais de 5 mil pessoas NELSON GARRIDO
Numa iniciativa inédita, dois órgãos de comunicação social de dois países juntam-se num evento que, durante três dias, vai colocar o vinho de Portugal na agenda do Rio de Janeiro. O Rio Vinhos Portugal, que resulta de uma parceria entre o PÚBLICO e o jornal carioca O GLOBO, vai reunir entre 40 e 50 produtores nacionais num mercado que terá lugar no Palácio São Clemente, residência oficial do Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro.
O evento, que conta com o apoio da ViniPortugal, responsável pela promoção mundial da marca Vinhos de Portugal, tem como ambição atrair mais de cinco mil consumidores e profissionais entre os dias 23 e 25 de Maio.
Além do mercado, haverá cursos para iniciantes no âmbito da Academia de Vinhos de Portugal desenvolvidos pela ViniPortugal, provas de vinhos conduzidas pelos críticos dos dois jornais e por Dirceu Viana Júnior, único Master of Wine brasileiro. Os temas das provas vão da nova geração de enólogas portuguesas ao vinho da Madeira, passando pelos tintos nacionais e os espumantes. Haverá também a prova especial “Os Porto das Copas”, com vinhos do Porto dos anos em que o Brasil venceu o Mundial de futebol – 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Para os profissionais haverá sessões de Degustação Rápida (Speed Tasting) em que os produtores terão a oportunidade de organizar provas dirigidas a bares e restaurantes do Rio de Janeiro. Também haverá uma área dedicada à experiência do vinho do Porto.
O evento pretende aumentar a visibilidade e o consumo dos vinhos portugueses no Rio de Janeiro e no Brasil, num ambiente descontraído com tecnologia inovadora, mostrando um Portugal moderno.
O "copo inteligente" (Smart Wine Glass), uma nova tecnologia portuguesa, será usado pela primeira vez no Brasil. Com este copo, o visitante receberá no seu email todas as informações dos vinhos que provar, o seu preço e onde os poderá comprar. O "copo inteligente" é uma tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa Adegga.com e acaba de ganhar o prémio de inovação do Wine Business Innovation Summit, em Munique, Alemanha.
Rio Vinhos Portugal é o primeiro evento realizado pelo PÚBLICO e O Globo. A parceria entre os dois faz parte da estratégia de expansão do jornal português para o Brasil, na qual está prevista uma série de parcerias em vários estados do país. No Rio, o PÚBLICO entra com o know-how dos seus críticos e a sua extensa tradição de cobertura do sector do vinho, principalmente com o suplemento Fugas. O GLOBO é um dos jornais mais conceituados do Brasil, com experiência em grandes eventos que mobilizam a cidade do Rio de Janeiro, como o Rio-Gastronomia e o Rio-Design.
Os dois jornais vão publicar um suplemento especial Rio Vinhos Portugal, que será coordenado pelo jornalista do PÚBLICO Manuel Carvalho, com uma tiragem de 210 mil exemplares. A audiência na versão impressa é de aproximadamente 1,2 milhões de leitores. No suplemento, serão apresentados os vinhos e as regiões que estarão no evento. Durante todo o mês de Maio haverá reportagens especiais sobre vinhos e Portugal. O site do jornal tem 20,6 milhões de visitantes únicos.O PÚBLICO é um dos principais diários portugueses, número um no ranking de sites noticiosos, com mais de 3 milhões e meio de visitantes únicos, 14% deles do Brasil.
Os vinhos portugueses detêm uma quota de 12.5% do mercado brasileiro, ocupando a quarta posição entre os principais fornecedores do país logo após o Chile, a Argentina e a França. Mais destacada é a posição dos vinhos nacionais no mercado do estado do Rio de Janeiro. No ano passado, 29% do vinho comercializado no mercado carioca era de proveniência portuguesa. As inscrições terminam no dia 14, próxima sexta-feira. Os produtores portugueses podem increver-se directamente na ViniPortugal, através do email marketing@viniportugal.pt.
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