06-03-2014
A Câmara de Abrantes vai investir meio milhão de euros na limpeza da floresta e na criação de faixas de protecção contra incêndios, disse a presidente, que anunciou também a aprovação da respectiva candidatura a fundos comunitários.
O projecto tem como principal objectivo a protecção dos espaços, pessoas, bens e património florestal através do tratamento de áreas florestais com intervenções ao nível do controlo de vegetação, redução de densidade, desramações e podas, favorecendo assim uma descontinuidade vertical e horizontal dos combustíveis e minimizando o risco e a progressão de incêndios.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, disse que a dimensão do investimento se justifica pela «quantidade» de área florestal a ser intervencionada, no âmbito da limpeza e criação de linhas de protecção.
A intervenção, que está em concurso público para adjudicação, abrange as freguesias do norte do concelho, «as zonas que apresentam as maiores manchas verdes e com espaços florestais muito densos», nomeadamente na União das freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Carvalhal, Fontes e União das freguesias de Abrantes (São Vicente, São João e Alferrarede).
O projecto de protecção da floresta contra incêndios, que visa minimizar a eclosão de fogos num concelho com densos espaços florestais e reparte-se pelas faixas de gestão de combustível em 144,5 hectares da rede viária e em 431 hectares de faixas de gestão de combustível nos aglomerados populacionais, perfazendo um total de 575,5 hectares.
Fonte: Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário