Stanislaw Kalemba, Ministro da Agricultura da Polónia, apresentou a renúncia ao cargo. Em conferência de imprensa, manifestou que a principal razão da sua demissão foi a falta de acção do seu Governo para ajudar os suinicultores polacos devido à crise da Peste Suína Africana (PSA).
Os suinicultores polacos estão a atravessar uma importante crise desde a detecção de dois javalis afectados pela doença. A Russia fechou as suas fronteiras ao suíno da UE e da China.
O excesso de oferta de carne de porco no mercado está a pressionar os preços para baixo, pelo que o Ministro Kalemba queria iniciar uma compra pública de porcos na zona tampão establecida por causa da PSA, medida que é cofinanciada pela UE.
Kalemba denuncia que o Governo não tem vontade de pôr em marcha qualquer medida de ajuda, apesar de, durante toda esta semana, se terem sucedido os protestos dos criadores polacos, que estão a bloquear estradas para chamar a atenção da necessidade urgente de adopção de medidas de mercado.
Kalemba é Ministro da Agricultura desde Julho de 2012 e pertence ao Partido dos Camponeses Polacos (PSL), partido que sempre teve esta pasta desde que em 2007 formou coligação de Governo com a Plataforma Cívica.
Fonte: Agrodigital
http://www.agroportal.pt/agronoticias/2014/03/14g.htm
http://www.agroportal.pt/agronoticias/2014/03/14g.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário