Rádio Voz da Planície - 10/05/2014 - 01:00 - Imprimir
A raça bovina Garvonesa é rainha e senhora da Feira de Garvão, certame onde antigamente estes exemplares eram comercializados em grande número e cujo nome está na origem da designação atribuída à raça.
Em tempos áureos, estes animais eram procurados para serem usados como meio de tracção, mas com o advento da maquinaria agrícola os criadores perderam o interesse e a raça bovina garvonesa esteve mesmo em vias de extinção.
Ana Lampreia, técnica da Associação de Agricultores do Campo Branco, entidade responsável pelo registo zootécnico da raça, fala-nos das características específicas destes animais.
Com um efectivo de 500 exemplares, a raça já ultrapassou o risco de extinção. Ana Lampreia ajuda-nos ainda a identificar as zonas de maior predominância da raça Garvonesa.
Da programação da Feira de Garvão para este segundo dia destacamos a tradicional corrida de touros com os cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Tito Semedo e António Brito Paes.
À noite, pelas 21h30, Paulo Colaço apresenta o espetáculo "Por um par de meias solas" e às 23h30 atua, no palco principal da feira, a cantora popular Ruth Marlene.
Sem comentários:
Enviar um comentário