8 DE MAIO DE 2014 AGROTEC
A campanha do morango de 2014 em Espanha poderá ser a pior de sempre relativamente aos preços pagos à produção e rentabilidade dos agricultores. Os produtores deste pequeno fruto estão a cobrar cerca de 0,30€/kg, quando os custos de produção ascendem já a 0,90€/kg. A banalização do produto por parte das cadeias de grande distribuição e as pressões exercidas por países como a França afundaram os preços.
Este cultivo, em Espanha, tem uma grande concentração na região de Huelva (96% da produção total deste pequeno fruto), onde representa 90.000 postos de trabalho.
A União dos Pequenos Agricultores e Ganadeiros espanhola (UPA) soou o alarme para o que pdoerá ser "a pior campanha de morango da história recente". Se não se alterar a tendência da baixa de preços de origem, os agricultores poderão acumular perdas entre 9.000 e 15.000 € por hectare nas suas explorações.
O Setor do morango em Espanha, com uma enorme concentração na região de Huelva, está a registar uma caída de preços de 40€ relativamente ao ano transato.
Cerca de 70% da produção de morango é exportada em grande parte para países como a França, Alemanha, Itália e Reino Unido, bem como a outros mercados emergentes, como a Polónia ou Rússia. A UPA adiantou que os agricultores de estes países estão a levar a cabo uma campanha de desprestígio do produto espanhol.
O cultivo de morango, juntamente com o resto de frutas e hortaliças frescas, não receberão em Espanha ajudas diretas da PAC, ao contrário do que acontece na França ou Alemanha. Os agricultores consideram isto como "mais uma discriminação" que dificultará a viabilidade do setor nos próximos anos.
A área dedicada este ano ao cultivo do morango em Huelva cresceu cerca de 2% relativamente a 2013, alcançando 6.980 hectares. Na campanha anterior, a produção foi de 274.800 toneladas e a faturação de 315.16 milhões de euros. O consumo deste fruto, em Espanha, ronda os 3kg por pessoa e ano.
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