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2 de Setembro, 2013
O Douro parte em missão na quarta-feira, para os Estados Unidos da
América (EUA), para dar a conhecer a sua paisagem, história e vinhos,
de forma a atrair mais turistas e criar oportunidades de negócio.
A iniciativa, que se prolonga até 10 de Setembro, junta o projecto
"Douro e Estrela -- In Tourism", a Estrutura de Missão do Douro (EMD)
e o Museu do Douro (MD).
"Juntos potenciamos esta região", afirmou hoje à agência Lusa o
director do MD, Fernando Seara.
O objectivo da missão "O Douro no mundo", que vai passar por Nova
Iorque, Newark e a capital Washington, é "influenciar" um dos
principais mercados emissores de turistas.
Neste momento, segundo Fernando Seara, "ao nível de estrangeiros que
visitam o museu, os EUA são o país em primeiro lugar e com grande
distância para o segundo".
A vinda dos norte-americanos para o território duriense está a ser
potenciada pelas parcerias estabelecidas pelos operadores turísticos
que cruzam o rio.
De acordo com dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP),
entre Janeiro e Maio, as vendas de vinho do Porto para os EUA
aumentaram 2,7% comparativamente com igual período do ano passado, o
que se traduz num volume de negócios de 8.8 milhões de euros.
Os promotores da missão querem atrair mais turistas, dando a conhecer
as potencialidades do território, e criar mais oportunidades de
negócio.
Segundo Alberto Tapada, da Associação dos Empresários Turísticos do
Douro e Trás-os-Montes (AETUR), nos encontros agendados com os
operadores norte-americanos vão ser apresentados pacotes turísticos já
devidamente estruturados.
"São conferências, mesas de negócios. É uma missão virada para duas
áreas fundamentais como a visibilidade, notoriedade, e informação
sobre a região", salientou.
Algumas das principais empresas do Douro associaram-se à iniciativa
para darem a provar os seus vinhos nos EUA, aos quais se juntam também
os vinhos da Beira Interior, bem como as compotas e os queijos.
O Douro vai ainda associar-se às festas da comunidade portuguesa em
Newark, também com o objectivo de transformar os emigrantes em
"embaixadores" do território nos EUA.
Nesta missão, o MD vai partilhar o seu conhecimento sobre o território
duriense, a paisagem, o património, a cultura e a história da mais
antiga região demarcada do mundo.
Esta unidade museológica leva ainda na bagagem a exposição itinerante
"Douro Património Mundial", que contempla duas dezenas de fotografias
que revelam a paisagem vinhateira.
Por sua vez, a EMD vai apresentar o projecto que fez em parceria com a
National Geographic Society e que criou o mapa geográfico da Região
Demarcada do Douro.
Impulsionado pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e
AETUR, o projecto 'Douro e Estrela - In Tourism' vai aplicar 400 mil
euros, até 2014, na promoção internacional dos dois territórios,
alicerçada na vertente turística.
Lusa/SOL
Tags: Douro, Sociedade
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=83619
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