20 DE MAIO DE 2014 AGROTEC
O Banco Espírito Santo e a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A. têm em curso um programa de captação de investimento estrangeiro agrícola e agroindustrial para a região do Alqueva. Esta parceria de promoção do potencial de Alqueva inclui a realização de um road-show, em Espanha, e ainda a organização conjunta de um seminário internacional que irá decorrer no Museu do Oriente, em Lisboa, a 26 de Maio, seguido de uma visita, dia 27, aos principais equipamentos e explorações agrícolas de Alqueva.
No âmbito do seminário "Investir no Potencial Agrícola do Alqueva: Agroindústria e Distribuição como alavancas para a criação de valor nos Produtos Agrícolas " está prevista a vinda a Portugal de investidores de vários países, estando já confirmadas presenças de Áustria, Rússia, Alemanha, França, Brasil e Espanha, para lhes apresentar o potencial produtivo e de negócio da região, tirando partido da garantia de água de Alqueva.
Como maximizar este enorme potencial produtivo? Através da associação entre Produtores, Agroindústria e Distribuição?
Pode este trabalho em conjunto ser uma alavanca para a criação de valor nos produtos agrícolas e assim estimular a produção?
Este seminário ao juntar no mesmo espaço, Agricultores e Proprietários de terrenos agrícolas, autarquias gestoras de parques industriais e agroindustriais, mas também investidores internacionais e empresários ligados à Agroindústria e à Distribuição, visa identificar oportunidades para investir no potencial agrícola do Alqueva de forma a criar valor aos produtos agrícolas em toda a sua fileira, desde a produção à venda ao consumidor final.
Este encontro contará com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, de Wolfgang Braunstain, consultor especialista em Organização de Produtores, do presidente da EDIA, José Salema, e do presidente do BES, Ricardo Salgado.
Para ilustrar o enorme potencial da região de Alqueva serão apresentadas e discutidas em mesa redonda as experiências de empresas agrícolas e agroindustriais com projetos de elevada ambição e desempenho.
Será dado a conhecer o projeto da Vitacress, responsável pela produção, embalamento e distribuição de legumes frescos; a empresa Monliz, produtos alimentares do Mondego e Liz, uma empresa de Congelação de frutos e de produtos hortícolas e a Agromais, uma organização de produtores que já hoje inclui a região de Alqueva através dos seus associados.
Os anfitriões serão a EDIA – sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos centrada na gestão e rentabilização do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva – e o BES – banco português que tem um posicionamento de liderança no apoio à agricultura e que oferece produtos e serviços financeiros vocacionados para empresas do setor. Este encontro tem ainda o apoio do jornal "Negócios", e o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar.
A barragem de Alqueva é o maior reservatório de água da Europa e um dos maiores e mais importantes projetos hidroagrícolas a nível europeu. A agricultura que se implantar nesta região encontra um enorme potencial produtivo por desenvolver, tanto a nível das explorações agrícolas, como da fixação de novas agroindústrias, fundamentais para a sustentabilidade do empreendimento e para a geração de valor acrescentado na região.
PROGRAMA DO SEMINÁRIO
Local: Museu do Oriente
Lisboa
Dia 26 Maio
9h00 : Receção dos convidados
9h30 – 10h15 : Keynote Speaker (Wolfgang Braunstein – especialista autriaco na organizaçao de produtores)
10h15 – 11h00 : 1ª Mesa Redonda com:
Wolfgang Braunstein
Ricardo Salgado (BES – CEO)
José Salema (Presidente da EDIA/Alqueva)
Moderadora : Helena Garrido (Jornal de Negócios)
11h00 – 11h30 Coffe Break
11h30 – 12h30: 2ª Mesa Redonda com:
VITACRESS (Luis Mesquita Dias)
MONLIZ (Mauro Cardoso)
AGROMAIS (Luis Vasconcelos e Sousa)
Empresa de distribuição (a definir)
Moderadora : Helena Garrido
12h30 – Encerramento pela Sra. Ministra da Agricultura, Drª Assunção Cristas
Sem comentários:
Enviar um comentário