terça-feira, 20 de maio de 2014

CNA responsabiliza Governo pela redução do número de candidaturas aos apoios da PAC *



Terminou na passada Quinta-Feira, dia 15 de Maio, o período regular para os Agricultores apresentarem as candidaturas aos apoios (pagamentos) da PAC.

Pelo segundo ano consecutivo, a campanha de recepção ficou negativamente marcada pelas injustas imposições fiscais introduzidas já no orçamento de estado de 2013 mas cujo prazo foi sendo adiado até ser fixado, agora, em 30 de Abril passado.

Nestas duas últimas campanhas, é superior a 16 mil a redução de candidaturas dos Agricultores aos pagamentos da PAC !   Neste ano, só no continente, a redução do número de candidaturas é superior a 10 mil ! São números muito preocupantes já que a actual campanha servirá de referência para a atribuição das ajudas para os próximos 7 anos, portanto até 2020.

Porém, poderia ter sido evitada esta grande redução do número de candidaturas apresentadas pelos Agricultores portugueses aos pagamentos da PAC, se o Ministério da Agricultura e o Governo tivessem ouvido as propostas que avisada e atempadamente a CNA lhes fez.

A redução de candidaturas corresponde a muitas centenas de milhares de euros que Portugal não utiliza e devolve a Bruxelas, já esta campanha.

Também por aqui se vê que é mais propaganda que outra coisa, a insistência da Ministra da Agricultura e do Governo na teoria do "oásis" na Agricultura Portuguesa…

Assim, a CNA responsabiliza o Ministério da Agricultura e o Governo por mais esta "machadada" nos pequenos e médios Agricultores Portugueses e reclama que ainda sejam tomadas medidas para reintegrar estes Agricultores no sistema destes pagamentos, começando desde logo pela anulação das imposições fiscais introduzidas no Orçamento de Estado. 

Coimbra, 20-05-2014                                                                 A Direcção da CNA

(*) Título da responsabilidade do Agroportal


Sem comentários:

Enviar um comentário