quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lourinhã quer criar Rota da Aguardente



A Lourinhã é uma das três regiões no mundo, e a única em Portugal, demarcadas exclusivamente para aguardente e faz parte  da região vitivinícola de Lisboa

A Lourinhã quer criar uma rota da Aguardente como forma de promover a competitividade deste produto único em Portugal.

A criação desta rota tem como objectivo colocar o concelho no mapa dos destinos enoturísticos e abranger a região demarcada.

A Região, Demarcada para Aguardente Vínica de Qualidade e com Denominação de Origem Controlada (DOC), é a única existente em Portugal e a terceira em todo o mundo, a par de Cognac e Armagnac, em França.

São apenas dois os Agentes Económicos que certificam esta Aguardente, na Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), apesar de existirem outros produtores a engarrafar este produto, com as suas marcas.

De acordo com o presidente da CVR Lisboa, Vasco d'Avillez, a demarcação desta região permitiu que este produto desse um salto qualitativo.

"Hoje em dia, a aguardente vale muito mais do que o vinho, embora também implique mais investimento. Em média o produtor precisa de 10 litros de vinho para obter 1 litro de água ardente", afirma o presidente da CVR.

A Lourinhã, que, do ponto de vista enoturístico, já integra a recém-criada Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), só comercializa aguardente com mais de 5 anos de envelhecimento, produzida sempre com as castas recomendadas ou autorizadas.

"O consumo de aguardente tem aumentado. De 2012 para 2013 cresceu cerca de 12,5%. De 2013 para 2014 cresceu 15%. A existência da Rota da Aguardente poderá em muito contribuir para acelerar este crescimento contínuo das vendas da Aguardente da Lourinhã", conclui Vasco d'Avillez.

Fonte:  PressMedia

Sem comentários:

Enviar um comentário