sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ministro anuncia entidade para promover produtos hortícolas no mercado externo

17 de Dezembro, 2010

O ministro da Agricultura, António Serrano, anunciou hoje em Amarante que na segunda-feira vai ser apresentada uma nova entidade para a promoção de produtos hortícolas no mercado externo.
Segundo o ministro, a entidade vai-se chamar Portugal Fresh e vai congregar todas as associações do sector, contando com o envolvimento do Governo.

«Será uma estrutura dedicada à promoção da exportação de frutas, flores e produtos hortícolas de Portugal e que vai dinamizar o mercado externo», afirmou o ministro a propósito da visita que hoje realizou a uma exploração de quivis, em Vila Meã, Amarante.


António Serrano explicou que os agricultores destes sectores têm muita qualidade e produção, «mas têm trabalhado no mercado externo de forma muito individual».

«Isso não é viável», observou. Para o ministro, Portugal tem das melhores condições da Europa para desenvolver este tipo de produtos, destacando as frutas, as flores e os hortícolas.

«O que precisamos é de ganhar mais escala, mais organização comercial para vender bem com uma marca chapéu que seja conhecida, que se afirme no mercado internacional», explicou.

Este sector, reforçou António Serrano, já representa 13 por cento das exportações da agricultura, mas tem potencial para crescer bastante.

Sobre o sector dos quivis, António Serrano elogiou os investimentos que estão a ser realizados no norte do país, lembrando que os produtores estão «suportados em cooperativas que recebem a produção e comercializam aquilo que é produzido».

Salientou, no entanto, a necessidade de os produtores continuarem a aumentar as suas áreas de produção.

«O objectivo aqui é conseguir aumentar áreas, porque são muito pequenas. É importante que possam ter condições, adquiram novos espaços para aumentar a dimensão média e desse ponto de vista tornar mais rentável a sua actividade», afirmou.

Esta visita foi realizada a convite da Associação de Produtores de kiwi (AKV) para fazer um balanço da campanha do produto, que terminou em Novembro.



Sol/Lusa

Tags: Agricultura, Sociedade

Sem comentários:

Enviar um comentário