Wines of Portugal International Conference
Charles Metcalfe e Jancis Robinson exaltam a necessidade de cooperação
das entidades económicas e do sector do vinho para a afirmação da
marca Wines of Portugal ao nível internacional. Portugal deve
comunicar vinhos de qualidade associado a ofertas turistas únicas.
A primeira grande conferência Internacional sobre vinhos Portugueses,
Wines of Portugal International Conference reuniu, na Alfândega no
Porto, 450 participantes de diferentes países, nomeadamente dos
Estados Unidos, do Brasil, de Angola, do Reino Unido, da Alemanha, dos
Países Nórdicos, da China e do Japão, com o sub-tema "Discover Touriga
Nacional", uma casta nobre Portuguesa que já está a seduzir produtores
do mundo inteiro. Todos os participantes tiveram oportunidade de
conhecer, debater e provar vinhos nacionais.
Os cerca de 200 convidados estrangeiros, entre eles jornalistas,
sommeliers, compradores, enólogos, Masters of Wine, entre outros,
visitaram a Wine Fair, composta por 99 produtores nacionais que deram
a conhecer os seus vinhos.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados e pela enorme adesão ao
evento. A ViniPortugal tem a certeza que este tipo de acções contribui
para aumentar a notoriedade dos vinhos portugueses, que já está a
crescer em quase todos os mercados onde estão presentes". Refere
Francisco Borba, Presidente da ViniPortugal
Primeira grande conclusão/recomendação desta conferência vem dos
enólogos portugueses que participaram, no "Fórum dos Enólogos" : a
prioridade da comunicação que tem de ser : Comunicar Portugal, como
país produtor de vinhos de alta qualidade.
Jancis Robinson e Charles Metcalfe MW deixaram também esta
recomendação clara, e ainda a da necessidade urgente de cooperação com
os parceiros naturais da ViniPortugal, o vinho do Porto e o Vinho da
Madeira, e a imperiosa necessidade de coordenação dos programas de
promoção dos Vinhos de Portugal. O caminho deve ser comunicar Portugal
no sentido lato, procurando alargar a cooperação na promoção a outros
sectores de actividade económica, ligados a produtos de qualidade,
aproveitando e potencializando sinergias comuns.
"A Touriga Nacional foi felizmente validada no lugar que propusemos de
"flag-ship variety", como casta de identidade própria, que se destaca
em lote de outras variedades, embora muito exigente. Foi consensual a
constatação de que foi a selecção clonal, a impulsionadora do seu
interesse actual ao nível da produtividade, bem como a necessidade de
ser comunicada como casta de qualidade em prol da sua notoriedade."
Reforça Francisco Borba.
Outra conclusão é que a Touriga Nacional deve servir para "abrir as
portas" ainda fechadas ao Vinho Português, constatando que a
estratégia deverá ser depois promover Portugal como um país de Vinhos
de alta qualidade e não fechar Portugal a apenas uma casta. Portugal e
os seus vinhos devem ser associados á sua diversidade e a tudo o que o
país faz de melhor: gastronomia, turismo, design, moda, etc...
O "Top 10 Touriga Nacional", foi um dos eventos paralelos à
conferência de maior relevo. Um Júri Internacional constituído por
personalidades de grande prestigio a nível mundial, provou e elegeu os
10 melhores vinhos com esta casta de eleição, e surpreendeu ao
apresentar uma lista final de 12 vinhos, já que 3 vinhos tiveram igual
pontuação e empataram no décimo lugar. (consultar toda a informação
sobre o Top 10 em anexo).
Top 10 Touriga Nacional
(por ordem alfabética)
Alfaraz Touriga Nacional 2008- Alentejo
Churchill'sEstates Touriga Nacional 2008- Douro
Encontro Touriga Nacional 2008- Bairrada
Herdade São Miguel Touriga Nacional 2008- Alentejo
Inquieto Touriga Nacional 2008- Douro
Marques dos Vales Grace 2008 - Algarve
Munda 2008- Dão
Pedra Cancela Touriga Nacional 2008- Dão
Quinta da Pedra Alta Touriga Nacional 2007- Douro
Quinta das Marias 2008- Dão
Quinta do Cardo Touriga Nacional 2008- Beira Interior
Quinta do Vallado Touriga Nacional 2008- Douro
Fonte: YoungNetwork
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2010/12/16.htm
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