Campanha da década de 70 recuperada
O Valorfito - sistema integrado de gestão de embalagens e resíduos em
agricultura -, acaba de lançar uma nova campanha de sensibilização do
sector agrícola para as boas práticas agrícolas e ambientais.
O conceito da campanha, sob a assinatura " Em campo, por amor à
terra", tem na sua origem a Família Prudêncio, que na década de 70
surgiu, em desenho animado, nas televisões dos portugueses, passando a
mensagem de alerta para um conjunto de procedimentos de segurança
relativos à utilização dos pesticidas.
A campanha teve grande impacto junto do público-alvo, sendo ainda
possível encontrar dentro do segmento dos agricultores mais
tradicionais, pertencentes a uma faixa etária média/alta, quem siga as
práticas do "Senhor Prudêncio e sua família", nomeadamente no que
respeita a queimar e enterrar as embalagens vazias, actualmente
proibido por lei.
Pela visibilidade que teve na altura, e por a família Prudêncio ainda
se encontrar na memória de muitos agricultores, o Valorfito apostou em
trazer de volta esta família especial, reforçando a importância da
sensibilização dos produtores agrícolas no sentido de darem o destino
correcto às embalagens vazias dos produtos fitofarmacêuticos gerados
nas suas explorações agrícolas.
" O segmento dos agricultores mais tradicionais, da faixa etária
média/alta, e menos letrados são, sem sombra de dúvidas, o alvo do
Valorfito mais difícil de atingir. E o seu número não é
negligenciável. Era necessário desenvolver uma campanha dedicada, que
recordasse outros tempos, que actualizasse a informação e lhes
dissesse algo. Nada como fazer "renascer" aquela família que
entretanto cresceu, se multiplicou e se modernizou. Foi criada uma
nova imagem de uma família renovada, continuando apostada na
agricultura, mas adaptada às novas exigências de um mercado mais
global e preocupado com a sustentabilidade da actividade económica",
como explica António Lopes Dias, Director Geral do Valorfito.
A nova campanha é mais um impulso no sentido do Valorfito cumprir os
seus objectivos de aumentar o volume de resíduos de embalagens de
produtos fitofarmacêuticos recolhidos, bem como a adesão por parte dos
pontos de retoma.
Família Prudêncio da década de 70
A campanha da década de 70 abordava um tema pouco habitual na altura,
e pretendia passar uma mensagem junto de várias gerações, daí ser em
desenho animado.
Ao longo do spot, o Senhor Prudêncio exemplificava, com uma certa dose
de humor, os procedimentos considerados adequados naquela altura, para
a aplicação dos pesticidas e o destino a dar às embalagens vazias.
Para visualização da campanha da década de 70, consultar:
http://www.youtube.com/watch?v=e7TfXfJrueQ.
Fonte: 3 em Linha
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/07/05b.htm
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