03-06-2013
A fábrica de azeites Gallo inaugurou, em Abrantes, uma nova linha de
produção para reforçar a sua presença nos mercados internacionais,
tendo investido oito milhões de euros na fábrica.
O investimento possibilitou o reforço do número de colaboradores,
actualmente são cerca de 120 funcionários, e vai permitir duplicar a
capacidade de embalamento de azeite e reforçar a dinâmica exportadora
da empresa, cuja facturação em mercados externos já representa 70 por
cento do volume total anual.
Com um volume de faturação de 130 milhões de euros em 2012, 90 milhões
de euros em 2011, a Gallo é a terceira maior marca de azeite a nível
mundial, uma marca espanhola e uma italiana ocupam os primeiros
lugares, e está presente em Portugal, Brasil, Venezuela e Angola e,
mais recentemente, na China e na Rússia, num total de 47 países.
Pedro Cruz, presidente executivo da Galo WorldWide (WW), disse à
agência Lusa que a empresa pretende continuar a crescer a nível
mundial e chegar a um maior número de consumidores.
«O investimento na nova linha de produção de azeite é mais um passo na
estratégia de internacionalização da marca, que passa por crescer em
novos mercados e consolidar a nossa posição nos mercados existentes»,
sublinhou o gestor, apontando para uma subida previsível da facturação
em 2013 para valores «nunca abaixo dos dois dígitos».
José Soares dos Santos, presidente não executivo da Gallo WW, disse,
por sua vez, que o investimento da empresa nos últimos anos se situou
nos 40 milhões de euros, repartidos entre a sede, em Lisboa, e a
fábrica de Abrantes.
O responsável apontou como objectivo «ser a segunda maior marca do
mundo no espaço de três anos». A inauguração da nova linha de produção
da Gallo contou com a presença da ministra da Agricultura, Assunção
Cristas, que elogiou o «bom exemplo de produção e exportação, aliando
a tradição à modernização», e o facto de a empresa ter «privilegiado a
indústria nacional ao recorrer a empresas portuguesas», com cerca de
80 por cento dos equipamentos.
Com um volume superior a 30 mil toneladas de azeite, a marca tem no
Brasil o mercado de exportação com maior peso, os azeites Gallo
representam 12 por cento do total das exportações portuguesas para o
Brasil, seguido da Venezuela, Angola e China.
Fonte: Lusa
http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia46590.aspx
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