5 de Junho, 2013
Portugal é o país com maior número de consumidores (96%) a optar por
produtos de marca própria para poupar no orçamento, revela um estudo
do Observador Cetelem. A tendência para consumir estes produtos está
já bem enraizada na Europa, mas a crise fez com que sejam ainda mais
consumidos.
O estudo revela que o mercado das marcas brancas é um mercado que não
deverá enfraquecer nos próximos anos e continuam também a renovar-se
constantemente. Em 2010, uma inovação em cada cinco, no domínio
alimentar, foi de uma marca de distribuidores. Por outro lado, estes
produtos adaptam-se às tendências e de¬sejos do consumidor, ouvindo
mais os problemas do de¬senvolvimento durável e da agricultura
biológica.
A procura do preço baixo muitas vezes supera a procura da qualidade.
Metade dos portugueses (50%) prefere não privilegiar a qualidade e
comprar em maior quantidade (valor acima da média europeia de 39%). A
contrastar com os portugueses estão os romenos que preferem
privilegiar a qualidade, mesmo que tenham de comprar menos (81%).
Também as lojas de 'hard discount' têm cada vez mais clientes em
Portugal, independentemente da classe social do consumidor. Os
portugueses valorizam cada vez mais o factor "preço" na hora de
comprar.
SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=77448
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