segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Vindima “Portugal Sou Eu” lança evento de valorização da produção nacional

No âmbito da iniciativa do Governo "Portugal Sou Eu", a Associação
Empresarial de Portugal (AEP) lança "A Vindima", um evento de
valorização da oferta nacional, que promove, em simultâneo, uma das
mais emblemáticas tradições culturais dos portugueses.

A iniciativa foi apresentada na quinta-feira, no Centro de Congressos
da Exponor, em Leça da Palmeira, na presença do Secretário de Estado
do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Dr. Franquelim Alves,
e do Presidente da AEP, Eng. José António Barros.

"A Vindima" é uma enorme lagarada, que vai acontecer no dia 20 de
Setembro de 2013 no Campo dos Mártires da Pátria, no Porto, com o
propósito de sensibilizar a opinião pública para a importância dos
produtos portugueses, e particularmente do vinho, no crescimento
económico do país.

No coração da cidade invicta, onde o vinho é internacionalmente
reconhecido como um produto de excelência, recupera-se a tradição da
vindima para mostrar aos portugueses e ao mundo o que Portugal tem de
melhor.

Residentes e visitantes vão ser convidados a pisar as uvas de um
grande lagar com 60 metros quadrados, montado estrategicamente no
centro da cidade, até que as uvas fiquem reduzidas a mosto.

A piza da uva vai decorrer durante a noite, como manda a tradição, e é
acompanhada de apontamentos musicais e provas de vinho. O lagar
funcionará em ambiente animado, como uma enorme pista de dança por
onde deverão passar cerca de 1000 pessoas.

Pretende-se, desta forma, lançar um acontecimento distintivo, de
perfil fortemente mediático, focado em mensagens chave de valorização
da oferta nacional que, num futuro próximo, possa também ser um evento
potenciador do turismo, semelhante a outros que já se tornaram
referências turísticas internacionais.

"A Vindima" é, no fundo, a transposição para o universo português de
um formato de eventos, já testado internacionalmente, apoiado em
elementos tradicionais e distintivos de determinadas cidades ou
regiões, que são elevados ao patamar de produto turístico, com forte
impacto nos media e na opinião pública. Eventos como La Tomatina, em
Buñol, Espanha, que acontece anualmente na praça central de um
município cuja produção de tomate é o elemento estruturante da
economia local, e que junta uma multidão para uma guerra com tomates,
ou a Batalha das Laranjas, em Ivrea, Itália, uma região de grande
produção de citrinos, em que o Carnaval é tradicionalmente comemorado
com uma batalha de laranjas, ou ainda a Oktober Fest, em Munique, na
Alemanha, um festival realizado em redor da bebida tradicional daquela
região - a cerveja – que mobiliza anualmente centenas de milhar de
visitantes de todo o mundo.

A campanha de divulgação de "A Vindima", que agora se inicia, assenta
em passatempos online, acções de marketing directo e publicidade na
imprensa. O Chef Hélio Loureiro, o bi-campeão mundial do PWRC Armindo
Araújo e a estilista Katty Xiomara são, até à data, os padrinhos e
madrinha do evento, protagonizando algumas das iniciativas de
comunicação mais mediáticas.

Fonte: JP

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/06/16a.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário