ANA RUTE SILVA
20/06/2013 - 00:29
Comparação entre um cabaz de 85 produtos.
NUNO OLIVEIRA
O hipermercado Jumbo na Amadora é o mais barato para quem encher o
carrinho de compras com os mesmos 85 produtos escolhidos pela
revistaProteste, uma publicação da Deco. Para as compras de mercearia
e drogaria, também se destaca outra loja Jumbo, do grupo Auchan, em
Carnaxide. Nos frescos, o mesmo hipermercado na Amadora consegue a
melhor classificação. E, finalmente, nos cabazes que combinam produtos
de fabricante e de marca da distribuição, "ganha" o Pão de Açúcar de
Vila Nova de Gaia, supermercado do mesmo grupo.
O estudo da Proteste baseou-se na comparação de 50.617 preços,
recolhidos em 581 lojas de todo o país e três online. Foram abrangidos
81 concelhos e, pela primeira vez, a revista incluiu o "cabaz mix" que
combina produtos de marca com os mais baratos, da insígnia da
distribuição. "Mais adaptado aos novos hábitos, este cabaz reflecte o
consumo real dos portugueses", justifica.
Da amostra, foram excluídas 12 lojas (todas do grupo Auchan e da
Sonae, dona do Continente e do PÚBLICO) por "falta de transparência e
de confiança". "O trabalho dos nossos inquiridores foi condicionado na
hora da visita à loja, ou detectámos um posicionamento anómalo nos
preços expostos nessa altura", denuncia a revista. Entre essas lojas
está, por exemplo, o Continente da Amadora, que concorre directamente
com o Jumbo na mesma localidade, considerado o mais barato neste
artigo.
Olhando apenas a tabela que distingue as lojas mais baratas para
comprar o que a Proteste designa de "cabaz mix", o Jumbo e o Pão de
Açúcar ocupam os dois primeiros lugares. Segue-se o Continente Modelo,
o Continente e o Continente Bom Dia, que tem a mesma classificação do
Pingo Doce, detido pela Jerónimo Martins. Em 17 cadeias analisadas, o
supermercado Intermarché ocupa a 9ª posição, o Minipreço a 10ª e o
Lidl a 11ª.
O artigo diz ainda que trocar produtos por outros equivalentes mas
mais baratos pode representar uma poupança média de 20%. "Nos
estabelecimentos Ponto Fresco atinge o recorde de 24%, e no Lidl e Pão
de Açúcar ronda os 22%", lê-se no documento.
A escolha da loja também determina o nível de poupança conseguido:
comprar produtos de mercearia, drogaria e frescos no Pão de Açúcar do
centro comercial Amoreiras significa uma poupança de 348 euro ano, em
comparação com o El Corte Inglés.
No geral, os preços mais altos são praticados no distrito de Beja,
Bragança e Guarda. Pelo contrário, Lisboa, Porto e Vila Real
destacam-se por oferecer os produtos (seleccionados para este estudo)
mais em conta.
A Proteste alerta ainda que os supermercados online cobram preços
acima da média em comparação com as lojas físicas da mesma cadeia. Em
cerca de metade dos distritos, a revista "descobriu uma loja com
preços iguais ou inferiores aos dos supermercados virtuais".
http://www.publico.pt/economia/noticia/jumbo-eleito-pela-deco-proteste-como-o-mais-barato-1597843
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