quinta-feira, 25 de julho de 2013

Opção de vinho A Copo reforçada em Portugal

São cada vez mais os restaurantes referência do segmento premium e
super premium com boas listas de vinho a copo e um bom serviço
associado. Este é um dos resultados da campanha A Copo, da
ViniPortugal, que continua a apostar na divulgação e implementação do
consumo do vinho. Com este propósito a campanha A Copo classificou
este ano 141 estabelecimentos comerciais, que integram o total de 410
espaços avaliados com vinho a copo.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca que "a nova
tendência de consumo de vinho a copo está a ser implantada aos poucos
em Portugal. É uma tendência registada em vários países europeus mas
que gradualmente tem vindo a ser adoptada a nível nacional, graças à
motivação e consciencialização dos estabelecimentos comerciais e do
público consumidor para as inúmeras vantagens desta opção de consumo.
Cabe à ViniPortugal continuar a desenvolver este trabalho e apostar
tanto na formação do canal Horeca como no envolvimento dos
estabelecimentos comerciais através do serviço de classificação."

"O objectivo final é transmitir ao público consumidor que o serviço a
copo proporciona diversas alternativas de escolha, vinhos diferentes,
para diferentes gostos, diferentes combinações gastronómicas ou
momentos, mas sempre bons vinhos." realça o mesmo responsável.

No âmbito da campanha A Copo foi este ano organizada mais uma edição
das festas A Copo em Lisboa, procurando cativar adeptos para a opção a
copo. Nesta iniciativa foram servidos 11.000 copos de vinho e
promovidos momentos de descontracção e de degustação com moderação.
Esta terceira edição foi desenvolvida em linha com as duas primeiras
festas realizadas nos dois anos anteriores, constituindo uma etapa
muito importante no processo educativo traçado para 5 a 10 anos, que
ambiciona mudar a cultura do vinho em Portugal.

Para o canal Horeca estão a ser promovidas 50 acções de formação a
nível nacional para o canal Horeca e WKs – Harmonias a copo: acções
direccionadas para os restaurantes já avaliados com vista à melhoria
da percepção dos colaboradores quanto a harmonização vinho e comida. É
propósito da ViniPortugal demonstrar que vinho a copo pode ser um
factor diferenciador e potenciador da fidelização de clientes e
impulsionar o conhecimento sobre a diversidade dos vinhos produzidos
em Portugal e a versatilidade que possuem quando combinados com
gastronomia.

Em 2013 a campanha A Copo participou no Festival Indie - tendo em duas
noites cativado o interesse de 1100 entusiastas desta opção - e está a
fortalecer a associação do vinho à música e a eventos culturais Em
2012 marcou presença em acções degustação em eventos gastronómicos e
vínicos em 2012: Lisboa à Prova, Encontro com Vinhos e Sabores,
Mercado do Vinho do campo Pequenos e Feira Nacional de Agricultura.

Fonte: CV&A

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/07/24e.htm

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