domingo, 21 de julho de 2013

Portugueses preferem fruta e legumes nacionais. Mesmo que sejam mais caros

Conclusões do estudo dos produtores nacionais delinearão estratégia de
comunicação da produção nacional junto dos portugueses



Pera rocha é o ex-libris da boa fruta
D.R.
18/07/2013 | 15:10 | Dinheiro Vivo

Foi a primeira vez que a Federação Nacional das Organizações de
Produtores de Frutas e Horticolas (FNOP) promoveu um estudo do género
e as conclusões, afinal, apenas "vieram parametrizar aquilo que já era
a sensibilidade dos produtores", revela Domingos dos Santos,
presidente da direção da FNOP.

"A vasta maioria dos portugueses prefere comprar produtos
hortofrutícolas nacionais e esse é o primeiro critério de escolha,
muito antes do preço", revela. "Isso é excelente sinal para o país,
não porque a compra seja motivada por algum sentimento de patriotismo,
mas porque revela que o consumidor tem noção de que os produtos
portugueses são bons e são mais seguros do que os importados", explica
Domingos dos Santos.

Segundo o estudo, a maioria dos portugueses (76,5%) compra as frutas e
legumes nas grandes superfícies, o que também corresponde à expetativa
da FNOP. "Porém, a estratégia da Grande Distribuição não está alinhada
com a nossa e aquilo que o estudo revelou sobre os consumidores
portugueses, que valorizam menos as promoções ou os descontos neste
tipo de produto, e preferem a origem claramente portuguesa e isso nem
sempre está bem patente", salienta o presidente da FNOP.

O fato de o preço não ser senão o quarto fator de decisão na compra de
frutos e legumes "não implica que vamos aproveitar para subir os
preços", garante Domingos dos Santos. "Mas revela o quanto somos
competitivos e estamos no bom caminho. As exportações não páram de
aumentar - de 600 milhões de euros, em 2010, subiram para 800 milhões
de euros em 2011 e eram para ultrapassar os mil milhões de euros em
2012, mas devido à greve nos portos ficaram-se pelos 920 milhões de
euros - e isso deve-se a termos preço e qualidade incomparáveis",
adianta.

A pêra rocha, cuja época começa dentro de poucas semanas, é dos
produtos mais exportados para o Brasil, valendo só por si cerca de 10%
a 15% das exportações, segundo a FNOP. Portugal exporta, ainda,
couves, tomate, alfaces, abóboras, maçãs, mirtilos e outros frutos
silvestres, maioritariamente para a União Europeia e para Marrocos. O
setor hortofrutícola emprega 36% das pessoas que, em Portugal, se
dedicam à agricultura.

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO206835.html?page=0

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