sábado, 15 de fevereiro de 2014

19 Prémios Especiais para os melhores do vinho e gastronomia em 201314 Fevereiro, 2014

03:56 | Revista de Vinhos


Nunca é fácil, em qualquer sector de actividade, escolher quem mais se destacou ao longo do ano anterior. Mas, no caso da Revista de Vinhos, por difícil que seja a decisão, é sempre gratificante terminar com uma lista de premiados que nos orgulha. Olhando para 2013, foram 19 decisões muito trabalhadas e debatidas, tão exigentes que, num dos casos, nem foi possível desempatar… Dos produtores aos enólogos, das empresas às cooperativas, da viticultura à comunicação, do enoturismo à restauração, escolhemos os que, na nossa opinião, foram os melhores de 2013. É um painel notável, enriquecido ainda pela atribuição de três prémios mais personalizados: Identidade e Carácter, Senhor do Vinho e David Lopes Ramos.

A lista completa dos prémios entregues esta sexta-feira (14 de Fevereiro), em Lisboa, durante o jantar anual da Revista de Vinhos, realizado no Campo Pequeno, é a seguinte:

REVELAÇÃO DO ANO

Herdade do Vau

Não faltam ambição e ousadia a este fascinante projecto liderado por Miguel de Sousa Otto numa encosta sobranceira ao vale do Guadiana.

PRODUTOR DO ANO

Quinta do Vallado

O percurso da Quinta do Vallado remonta ao século XVIII e desde meados da década de 1990 que se mantém com perseverança e consistência na elite de marcas de vinho do Douro e de Portugal.

COOPERATIVA DO ANO

Adega Cooperativa de Borba

Ousadia, gestão proactiva, visão e uma equipa bem afinada são os grandes argumentos de sucesso desta empresa, que constitui um caso de estudo para outras cooperativas.

EMPRESA DO ANO

Casa Ermelinda Freitas

Tradição familiar, condições de produção favoráveis, produtos apelativos a preços imbatíveis, liderança corporativa segura e estabilidade na direcção enológica. Uma referência incontornável no Portugal vitivinícola moderno.

EMPRESA DO ANO (VINHOS GENEROSOS)

The Fladgate Partnership

&

Quinta do Noval

Duas notas máximas em ano de Vintage 2011 a justificarem a atribuição ex-aequo do primeiro lugar. É o terceiro galardão para qualquer destas empresas habituadas a ganhar.

IDENTIDADE E CARÁCTER

Luís Pato

Luís Pato foi dos que mais ajudou a melhorar a imagem que o consumidor moderno tem da casta Baga e da Bairrada. Mas fez mais… muito mais. O seu nome é, como poucos outros, sinónimo de “identidade” e “carácter”. Nem mais.

ENÓLOGO DO ANO

António Ventura

Há mais de meio século no activo, António Ventura é, seguramente, um dos enólogos que mais vinhos faz em Portugal. Aliar o reconhecimento do público às opiniões favoráveis da crítica não é para todos. Mas é essa a sua imagem de marca.

ENÓLOGO DO ANO (VINHOS GENEROSOS)

Filipa Tomaz da Costa

Filipa contribui todos os anos para dar ao Moscatel de Setúbal uma dimensão acrescida. Os néctares da enóloga da Bacalhôa Vinhos aliam a uma impressionante consistência de qualidade um estilo muito particular, que alia doçura e intensidade a uma grande frescura de boca.

VITICULTURA

Quinta da Covela

Cerca de três anos depois de ser deixada completamente ao abandono, a Quinta da Covela retomou fôlego entre as mãos que agora a sonham e acarinham. Uma das quintas com mais carisma em todo o Minho voltou a dar origem a vinhos de grande nível.

ORGANIZAÇÃO VITIVINÍCOLA DO ANO

Instituto da Vinha e do Vinho (IVV)

Os produtores esperam do IVV seja o seu representante nas instâncias internacionais, que defenda a viticultura portuguesa quando tal se mostrar necessário e funcione como grupo de pressão junto da tutela. E nunca como hoje o IVV esteve mais perto de satisfazer essa ambição.

ENOTURISMO

Quinta do Sanguinhal

Um enoturismo muito bem organizado, bonito, didático, interessante e acolhedor. Com algumas jóias, como um antigo lagar com prensas de furo e vara ou uma destilaria centenária. Que mais se poderia pedir?

GARRAFEIRA

Garrafeira da Laje

O gosto pelos vinhos e gastronomia levou um casal a fundar a Garrafeira da Laje, em São João de Ver, perto de Santa Maria da Feira. Já lá vão 10 anos. Hoje é uma das melhores garrafeiras nacionais, está bem e recomenda-se.

LOJA GOURMET

Loja da Amélia

Em plena Ericeira, a Loja da Amélia, gerida por gente simpática e sabedora, vende de tudo a preços muito sensatos. Tanto por lá aparece o cliente mais modesto a comprar pão, como o mais endinheirado a levar o mais dispendioso vinagre balsâmico.

WINE BAR DO ANO

Enoteca de Belém

Situado na Travessa do Marta Pinto, mesmo ao lado dos famosos Pastéis de Belém, este Wine Bar com toques de restaurante tem acumulado sucessos desde que abriu, em finais de 2009. De tal maneira que a sua fama rapidamente superou fronteiras.

RESTAURANTE

Vinum

A cozinha do Vinum não é muito sofisticada ou elegante, mas vai ao encontro da procura dos clientes por bons produtos, confecção irrepreensível e bem fundada nas tradições locais. Com o Vinum percebeu-se que a alta cozinha não era o único caminho para a alta gastronomia.

RESTAURANTE DO ANO (COZINHA TRADICIONAL)

O Rei dos Leitões

O Rei dos Leitões foi fundado em 1947 e, no panorama tantas vezes monocórdico da Mealhada, conseguiu a proeza de se reinventar, afirmando-se como um restaurante de referência, com uma oferta actual, baseada em produtos escolhidos a dedo. E o leitão? Belíssimo!

PRÉMIO DE GASTRONOMIA DAVID LOPES RAMOS

International Gourmet Festival

O casal Claudia e Klaus Jung abriu o Vila Joya em 1982 e hoje o restaurante duas estrelas Michelin liderado pelo chefe Dieter Koschina é um ponto de referência a nível mundial. Também graças ao International Gourmet Festival, uma autêntica chuva de estrelas no panorâmico gastronómico. Sempre com uma atmosfera muito especial.

SENHOR DO VINHO

José Neiva

O nome de José Neiva há muito que se tornou incontornável. O enólogo e gestor pode estar orgulhoso do seu projecto e do conceito que soube “exportar” para inúmeras empresas nacionais: produzir volume, fazer bons vinhos e por preços competitivos. Com ele, a região de Lisboa ganhou asas.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO ANO

Verallia Portugal

Quantas vezes, após a prova de um vinho mítico, a sua garrafa vazia é o nosso padrão dos descobrimentos, a prova que passámos por ali. A campanha da Verallia Portugal sobre o vidro recentra-nos neste facto simples.

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