Fevereiro 07
11:35
2014
Esta semana o mercado do porco foi dominado pelo embargo russo à carne de porco europeu. Esta situação acorreu numa altura onde se previa uma subida do preço da carne, tendo travado imediatamente essa tendência.
Apesar do conflito com a Rússia os matadouros europeus mantêm-se na expectativa uma vez que a auto-suficiência russa não ultrapassa os 70% e das quantidades importadas mais de metade são europeias . A Rússia pode ter a faca e o queijo na mão mas para manter um normal abastecimento do mercado precisa da carne europeia.
O COPA-COGECA tem estado em contacto permanente com os responsáveis da Comissão Europeia tendo ficado decidido aguardar por segunda-feira para se analisar a evolução do mercado e tomar medidas. Há uma grande abertura para a implementação de medidas de suporte de mercado se houver um afundamento dos preços.
Entretanto os preços mantiveram-se estáveis na Dinamarca e em Espanha se bem que neste país não houve acordo na bolsa de Lérida pelo que o preço foi fixado oficialmente o que pode levar os matadouros a pagar menos para a semana. Em França o preço já foi influenciado pelo embargo tendo descido 4 cts.
Em Portugal o preço manteve-se estável na Bolsa do Montijo.
Sem comentários:
Enviar um comentário