por João Barbosa
11 de Fevereiro - 2014
A produção de bagas de goji é um negócio que começa a atrair novos investidores. Embora ainda numa fase de experimentação, encontrámos dois produtores que já estão a avançar com explorações deste fruto, no Alentejo e no Oeste.
O risco de uma cultura nova está na novidade das técnicas, nas práticas e no desbravar de um mercado que é novo no nosso país. As bagas têm procura crescente e preços altos. Nas grandes superfícies, “o fruto desidratado é vendido a três euros cada 100 gramas”, afiança Nazaré Pimentel, agricultora no Alandroal.
Miguel Mota, produtor na região Oeste, tomou conhecimento das goji numa mercearia das Caldas da Rainha e ficou curioso com os benefícios que lhe atribuíram. Após alguma pesquisa na internet percebeu existir um nicho de negócio que valia a pena investigar. “Achei que seria uma boa oportunidade produzir este fruto, pouco conhecido no mercado nacional, mas com grandes perspetivas de crescimento em Portugal e na Europa. Penso que possuímos boas condições climatéricas para uma produção de qualidade”, revela este agricultor.
As duas explorações estão a dar os primeiros passos, mas os resultados obtidos parecem ser animadores. Nos dois casos sonha-se com o alargamento do negócio.
Veja a reportagem completa na edição de fevereiro da revista VIDA RURAL
Sem comentários:
Enviar um comentário