domingo, 13 de abril de 2014

Otoctone quer promover vegetais esquecidos

por Ana Rita Costa
11 de Abril - 2014
Foi lançada recentemente uma nova marca, a Otoctone, que tem como missão recuperar produtos alimentares de origem vegetal que caíram no esquecimento dos portugueses, como o serpão, a açaflor, a feijoca, o chicharro, o lódão e a erva do calhau.

 
A marca quer trazer para o mercado estes produtos que, muitas vezes, são produzidos em zonas remotas, por agricultores artesanais e de pequena escala. O objetivo é ir às raízes gastronómicas de cada região em Portugal e colocar estes produtos ao dispor dos mercados internacionais.

Álvaro Dias, fundador da empresa, refere que “acredito que temos um portfólio de produtos com enorme potencial que tem sido esquecido. A Otoctone surge para os identificar, valorizar e colocar à disposição de quem os queira consumir. Apresentamo-nos como uma ferramenta para os tirar do esquecimento e colocar nos pratos nacionais.”

Numa primeira fase, o portefólio de produtos inclui produtos exclusivamente portugueses, como os chícharos, o serpão, o lódão, a feijoca, o açaflor, a cereja seca do Fundão, Funcho dos Açores e menta dos prados. Numa segunda fase, a carteira de produtos será complementada com outros produtos de origem africana e brasileira, colocando ao dispor do mercado europeu todo um novo leque de sabores, cheiros e texturas.

Para já, a Otoctone estabeleceu uma parceria com a Cercica (Cercis de Cascais) no sentido de assegurar que uma parte dos produtos da marca são produzidos nesta entidade.Para além disso, os produtos da Otoctone serão produzidos em pequena escala, por agricultores responsáveis e em regiões bem definidas, o que se traduz em quantidades limitadas.

Os produtos da Otoctone estarão à venda em embalagens que variam entre os 6 e os 200 gramas e podem ser encontrados em distribuidores selecionados ou adquiridos através da loja online da marca em http://www.otoctone.pt/

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