Abril 11
11:54
2014
A Comissão anunciou na quarta-feira, dia 11 de Abril, que vai autorizar a cultura do milho OGM 1507 da Pioneer.
Esta decisão é muito polémica, pois em Conselho de Ministros 19 países votaram contra, sendo que só 5 votaram a favor. Como é necessário uma maioria qualificada, pesou as abstenções dos outros 4 países a saber Alemanha, Portugal, a Bélgica e a República Checa, que anulou essa maioria e portanto evitou que esta autorização fosse negada.
Os países que votaram a favor foram o Reino Unido, a Suécia, a Finlândia, a Espanha e a Estónia.
A França, que foi a grande opositora a esta autorização, não conseguiu mobilizar todos os estados membros, mas prepara-se agora para proibir unilateralmente este cultivo. Neste sentido, o PS francês vai apresentar um projecto de lei à Assembleia da República, para proibir, não só o cultivo deste milho, mas também para legalizar a proibição do milho OGM Monsanto 810, que é o único que actualmente é autorizado na Europa.
Apesar de vários governos europeus serem contra os OGM's o mais feroz é o francês que conta com a forte oposição dos agricultores que perdem competitividade face aos seus colegas europeus.
Até a esta data, só quatro sementes OGM eram autorizadas na Europa, mas só o milho Mon810 é cultivado, uma vez que os milhos BT 176 e T 25 e a batata Amflora foram abandonados.
Sem comentários:
Enviar um comentário